ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

No Vaticano, 262 padres sinodais discutirão o tema: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã


A partir da Missa de domingo inicia a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema: "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

Todo o mundo católico será representado pelos 262 padres sinodais, o mais elevado número de participantes entre todos os precedentes Sínodos. Estarão presentes também os delegados fraternos. Entre os três Presidentes Delegados haverá o Cardeal Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara, no México.
Dentre eles está o nosso querido Bispo Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena (Brasil)

Confira os nomes dos padres sinodais:

Os cardeais nomeados são: Ângelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício; Joachim Meisner, arcebispo de Köln (República Federal da Alemanha); Vinko Puljic, arcebispo de Vrhbosna (Bósnia Herzegovina); Polycarp Pengo, arcebispo de Dar-es-Salaam (Tanzânia), presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África de Madagascar (SCEAM); Christoph Schönborn, arcebispo de Wien (Áustria); George Pell, arcebispo de Sidney (Austrália); Josip Bozanic, arcebispo de Zagreb (Croácia); Péter Erdö, arcebispo de Esztergom-Budapest (Hungria), presidente do Conselho das Conferências dos Bispos Europeus (CCEE); Agostino Vallini, Vigário Geral de Sua Santidade para a diocese de Roma; Lluís Martínez Sistach, arcebispo de Barcelona (Espanha); André Vingt-Trois, arcebispo de Paris (França); Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim (Índia), secretário geral da Federação das Conferências dos Bispos da Ásia (FABC).

Os bispos nomeados são: Francesco Moraglia, patriarca de Veneza; John Olorunfemi Onaiyekan, arcebispo dei Abuja (Nigéria); Héctor Rubén Aguer, arcebispo de La Plata (Argentina); Antônio Arregui Yarza, arcebispo de Guayaquil (Equador), presidente da Conferência Episcopal Equatoriana; John Atcherley Dew, arcebispo de Wellington (Nova Zelândia), presidente da Federação das Conferências dos Bispos da Oceania (FCBCO); José Octavio Ruiz Arenas, arcebispo emérito de Villavicencio, secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização; José Horacio Gómez, arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos); Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalnepantla (México), presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM); Bernard Longley, arcebispo de Birmingham (Gran Bretanha); Ricardo Antonio Tobón Restrepo, arcebispo de Medellín (Colômbia); Luis Antônio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas); Filippo Santoro, arcebispo de Taranto (Itália); Javier Echevarría Rodríguez, bispo de Cilibia, prelado da prelazia pessoal da Opus Dei; Dominique Rey, bispo de Fréjus-Toulon (França); Menghesteab Tesfamariam, eparca de Asmara (Eritreia); Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena (Brasil); Santiago Jaime Silva Retamales, Bispo de Bela, auxiliar de Valparaíso (Chile), secretário geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM); Luigi Negri, bispo de San Marino-Montefeltro (Itália); Alberto Francisco María Sanguinetti Montero, bispo de Canelones (Uruguai); Enrico Dal Covolo, bispo di Eraclea, magnífico reitor da Pontifícia Universidade Lateranense em Roma.

Os padres nomeados são: o Julián Carrón, presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação; Renato Salvatore, superior geral dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos (Camilianos); Heinrich Walter, superior geral dos padres de Schönstatt; José Panthaplamthottiyil, prior geral dos Carmelitas da B. V. Maria Imaculada.


O desenrolar da Assembleia sinodal foi apresentado nesta manhã aos jornalistas por Mons. Eterovic, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos.

Confira o Instrumentum Laboris do Sínodo dos Bispos 2012 clicando aqui: INSTRUMENTUM_XIIIAGO_POR

Para a Assembleia sinodal foram convidados também delegados fraternos: Sua Graça Dr. Rowan Douglas Williams, arcebispo de Canterbury e primaz de toda a Inglaterra e da Comunhão Anglicana, e Bartolomeu I, arcebispo de Constantinópolis e patriarca ecumênico; 3 convidados especiais: Irmão Alois, prior de Taizé, França, o rev. Lamar Vest, presidente da Bible Society, EUA; e o Sr. Werner Arber, professor de Microbiologia no Biozentrum da Universidade de Basileia (Suíça) e presidente da Pontifícia Academia das Ciências.

Não foram convidados não crentes pelo fato da Assembleia querer se concentrar nos desafios que enfrenta a Igreja e outros cristãos como o primeiro passo para renovar o modo de anunciar a fé no mundo. O convite para a nova evangelização é principalmente dirigido ao mundo ocidental, mas não somente para ele. Na última Assembleia sobre a África foi ressaltado o problema das pessoas que depois dos estudos na Europa e na América do Norte voltam secularizados e portam aquela experiência nas realidades da fé fervente, observou Mons. Eterovic. (AA/JS).

Fonte: Canção Nova
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias