ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Pronunciamento de Moysés Azevedo no Pontifício Conselho para os Leigos

Emmir Nogueira, Cardeal Stanislau Rilko e Moysés Azevedo com o Decreto Pontifício em mãos

“Eterna é a Sua Misericórdia”

Eminentíssimo Cardial Stanislaw Rylko
Excelentíssimo  Monsenhor Josef Clemens
Reverendíssimo Monsenhor  Miguel Delgado

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje, para nós, Comunidade Católica Shalom, é um dia de grande graça e alegria.  A Providência Divina quis que a celebração dos trinta anos de fundação da Comunidade Católica Shalom coincidisse com a aprovação definitiva dos seus Estatutos, cujo o decreto recebemos hoje da Santa Se, através do Conselho Pontifício para os Leigos.

Na pessoa dos superiores deste Discastério, que é “a casa dos movimentos eclesiais e das Novas Comunidades”, gostaria de agradecer  ao Santo Padre.  A “nova classe de pregadores” dos Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades encontram necessariamente o seu sustento “nos detentores de um ministério eclesial  universal, no Papa,  que garante o envio missionário e a edificação de uma única Igreja.” Como dizia o então cardeal Ratzinger, no congresso mundial dos movimentos eclesiais , em 1998, “o papado não criou os movimentos, mas foi seu essencial sustento na estrutura da Igreja, seu pilar eclesial”.

O meu pensamento e o meu coração retornam agora aquele nove de julho de mil novecentos e oitenta, data que precede exatamente dois anos a fundação da Comunidade. Em Fortaleza, na missa de abertura do congresso Eucarístico Nacional, vivi aquele encontro que jamais imaginaria: um encontro entre eu, um jovem de vinte anos e o sucessor de Pedro, o nosso inesquecível Beato João Paulo II. Fui escolhido para oferecer alguma coisa ao Papa, em nome dos jovens, e diante de Deus e dele, não gostaria de oferecer outra coisa senão a minha juventude, toda a minha vida em favor da evangelização. Antes de tudo a evangelização dos jovens, e com eles, de todos os homens longes de Cristo e da Igreja.

Ali, aos pés de Cristo e aos pés do sucessor de Pedro, recebi uma graça que não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior que nós. Daquele encontro surge uma graça, que dois anos depois, no 9 de julho de mil novecentos e oitenta e dois, nasceria a Comunidade Católica Shalom.

Nestes trinta anos fizemos um longo percurso. A ação do Espírito Santo, através as graças e desafios, e com o constante cuidado pastoral da Igreja, nos tem sempre acompanhado até este momento.

Os nossos Estatutos são o fruto deste caminho que o Senhor percorreu conosco. O caminho da Paz, cujo fundamento se encontra no Evangelho de João (capítulo vinte, versículo dezenove a vinte). Neste passo, o Ressuscitado que passou pela cruz, encontra os seus discípulos e comunica o Shalom, a Paz. Jesus os faz contemplar o Seu coração aberto, sopra sobre eles o Espírito Santo e os envia como um só corpo, como testemunhas da Sua Ressurreição. E um caminho de contemplação, unidade e evangelização.

O Santo Padre Bento XVI, comentou recentemente esta passagem do evangelho: “E muito importante o que diz o Evangelho, e que Jesus, nas duas aparições aos apóstolos reunidos no cenáculo, repete várias vezes a saudação “paz a vós!” (Jô 20,19.21.26). A saudação tradicional, com a qual desejamos uns aos outros Shalom, a paz, se torna aqui uma coisa nova: se torna o dom daquela paz que só Jesus pode dar, porque é o furto da sua vitoria radical sobre o mal”. (Regina Coeli, Domingo da Misericórdia 2012)

Sim, no Evangelho, Shalom é uma coisa nova, é uma pessoa: Jesus mesmo é o Shalom do Pai para o mundo. É ele quem faz uma obra nova na nossa vida.
Receber da Igreja a aprovação definitiva dos nossos Estatutos é uma confirmação fundamental. Nos dá a segurança de perseverar neste caminho como um verdadeiro dom de Deus para a nossa vida e para a vida de muitos outros aos quais somos chamados.

Nascidos “aos pés de Pedro”,temos recebido do Senhor um coração e um olhar católico, isto é, universal. Queremos, em Cristo, abraçar todos os povos, culturas, línguas e nações. Sentimos forte nos nossos corações o grande mandato que Jesus deu a Igreja: ide até os confins da terra.
Conhecemos os grandes desafios do nosso tempo. Mas O Senhor nos gerou próprio para este tempo! Sentimos-nos, por isto, chamados por Deus a dar a nossa contribuição neste momento histórico. Temos o nosso coração cheio daquela esperança que não decepciona! Não estamos sós! Sentimos a presença viva de Cristo, do Seu Espírito e da Igreja conosco, que nos abençoa e nos envia.

O Reconhecimento Pontifício de 2007 e agora a aprovação definitiva dos nossos Estatutos nos enche de entusiasmo missionário. Este entusiasmo nasce da compaixão de Cristo pelos jovens, pela humanidade deste terceiro milênio, que vive o maior sofrimento que pode haver no coração do homem: não conhecer Deus, não conhecer o Seu amor e a Verdade revelada em Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Santo Padre Bento XVI, neste tempo pascal, nos recordou que a Igreja, diante dos desafios, diante da provação reza, afim que, pelo poder da efusão do Espírito, possa “proclamar com parresia, isto é, com franqueza, com liberdade, com coragem, a Palavra de Deus (cf, At 4,29), até os confins da terra.
Estes dias em Roma são históricos para nós! Nos anos oitenta, “aos pés de Pedro”, pude oferecer a minha vida a Cristo em favor da Igreja e da humanidade. Hoje, 30 anos depois, estou aqui, no coração da Igreja, com o mesmo desejo de renovar aquela primeira oferta, não mais sozinho, mas com todo um povo que o Senhor gerou. E com este povo, diante de Cristo, aos pés de Pedro, confirmado pela Igreja, somos todos juntos enviados; e com alegria, queremos partir para anunciar, com parresia, Cristo, que é o mesmo ontem, hoje e sempre. “Ele é a nossa Paz” (Ef 2,14). Grazie!

Saiba mais sobre a Convenção Shalom 30 anos e o recebimento dos Estatutos definitivos da Comunidade Shalom acessando: Blog 30 anos
 
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias