ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Beato João Paulo II - Bendito silêncio, bendita dor, bendito Papa


Caros irmãos (ãs),

Uma grande alegria invade nosso coração neste dia (segunda-feira, 22), que celebramos pela segunda vez, a memória litúrgica de João Paulo II (1920-2005). O Papa polaco foi beatificado em maio de 2011 pelo seu sucessor, Papa Bento XVI, no Vaticano.

A data assinala o dia de início do pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa. Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa em 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polônia), em 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, em 2 de abril de 2005.

Entre os seus principais documentos, estão 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.

O Papa polaco foi proclamado beato no dia 1º de maio do ano passado, na Praça São Pedro, no Vaticano, em uma cerimônia que contou com a participação de cerca de um milhão de pessoas, encerrando a penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica.

São tantas imagens de João Paulo II que percorrem a nossa história que seria injusto relacioná-las sob a pena de excluir alguma da lembrança.
Mas de todas elas a que apresento me chamou muita atenção. Parece incoerência em meio a tantas belas e alegres imagens, deter-me nesta. Certa vez assisti um  filme chamado Terra das Sombras e ouvi o ator dizer: "A dor é o megafone de Deus para o mundo surdo." Isso nos leva a uma profunda reflexão.


Esta imagem foi feita no momento em que o Santo Padre, da janela do Vaticano onde costumeiramente aos Domingos pronunciava o Ângelus. O mesmo já estava em seus últimos dias e incansavelmente tentava nos alcançar com o anúncio da Palavra. 
Em dado momento, faltou-lhe a voz, minguaram as forças físicas e a voz do Grande Anunciador da Paz silenciou. BENDITO SILÊNCIO, BENDITA DOR, BENDITO PAPA.

A sua dor e limitação física, o seu sofrimento nos fez memória ao sofrimento de Cristo. Seu silêncio imposto pela limitação e a dor, me fez lembrar de quantos desejam anunciar e falar das maravilhas de Deus e não podem, tem suas vozes caladas pela limitação e a dor da perseguição, do autoritarismo, das políticas e culturas anti-cristãs.

Mais ainda, seu silêncio me fez parar...
E pensei: Quantos tem voz e não anunciam, quantos tem vigor físico e não se levantam das profundezas de seu comodismo, quantos podem Senhor e não saem das alturas de seu egoísmo, orgulho e pecado para alçarem o livre voô dos filhos de Deus. Sucumbem em uma vida totalmente estéril.
BENDITO SILÊNCIO, BENDITA DOR, BENDITO PAPA.
Sua alegria me ensinou a me aproximar mais de Deus e amá-lo. Sua dor me ensinou a ir além. Por Deus, pela Igreja, pela família, pelos irmãos.

BENDITO SILÊNCIO, BENDITA DOR, BENDITO PAPA. BENDITO SEJA DEUS por João Paulo II.

"Estou contente. Estejais vós também."  
Papa João Paulo II

Fabiano,Marta e Tobias
Blogueros con el Papa - Brasil

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias