ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Papa no Líbano: reveja as mensagens de Bento XVI no país


O Papa Bento XVI já está de volta a Roma depois de sua viagem apostólica ao Líbano neste fim de semana, 14 a 16 de setembro. Além de mensagens de paz levadas pelo Pontífice não só para o Líbano, mas para todo o Oriente Médio, a visita foi marcada pela entrega da Exortação Apostólica pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente. 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA NA ÍNTEGRA A EXORTAÇÃO DO SANTO PADRE

Em seu discurso na chegada ao Líbano na sexta-feira, 14, o Papa disse que foi ao país como “peregrino de paz, como amigo de Deus e como amigo dos homens”. Após a chegada, o primeiro compromisso de Bento XVI foi uma visita à Basílica de São Paulo, em Harissa, onde assinou a Exortação Apostólica pós-sinodal. 
"Para um cristão, exaltar a Cruz quer dizer entrar em comunhão com a totalidade do amor incondicional de Deus pelo homem; é fazer um ato de fé. Exaltar a Cruz, na perspectiva da Ressurreição, é desejar viver e manifestar a totalidade deste amor; é fazer um ato de amor. Exaltar a Cruz leva ao compromisso de ser arauto da comunhão fraterna e eclesial, fonte do verdadeiro testemunho cristão; é fazer um ato de esperança" – destacou Bento XVI.

O Papa recordou que os Padres sinodais, analisando a situação das Igrejas no Oriente Médio, refletiram sobre as alegrias, temores e esperanças dos discípulos de Cristo nessa terra. 

"A Exortação Ecclesia in Medio Oriente permite repensar o presente para considerar o futuro com o próprio olhar de Cristo. Com as suas orientações bíblicas e pastorais, com o seu convite a um aprofundamento espiritual e eclesiológico, com a renovação litúrgica e catequética preconizada, com os seus apelos ao diálogo, pretende traçar um caminho para chegar ao essencial: o seguimento de Cristo, num contexto difícil, e por vezes doloroso, que poderia fazer surgir a tentação de ignorar ou esquecer a Cruz gloriosa. Mas é precisamente então que é necessário celebrar a vitória do amor sobre o ódio, do perdão sobre a vingança, do serviço sobre a prepotência, da humildade sobre o orgulho, da unidade sobre a divisão" - sublinhou o pontífice.

Na ocasião, o Papa destacou que a exortação visa a um verdadeiro diálogo inter-religioso, fundado na fé no Deus Uno e Criador. Tendo em vista a aplicação frutuosa do documento, o Pontífice convidou todos a não terem medo, permanecerem na verdade e cultivarem a pureza da fé.

No segundo dia de visita, sábado, 15, o Papa participou de uma Missa privada logo pela manhã. Depois fez uma visita de cortesia ao presidente da república e encontrou-se com o presidente do parlamento, com o presidente do Conselho dos Ministros e com os chefes das comunidades religiosas muçulmanas.

Ainda no sábado, Bento XVI reuniu-se com autoridades civis e religiosas e representantes do mundo da cultura do Líbano. A todos os presentes, o Papa destacou a importância de se defender a vida para alcançar a paz. 


No final do dia, às 18h (horário local), o Papa encontrou-se com os jovens. Ele falou sobre os anseios e expectativas da juventude que, segundo ele, ocupa um lugar privilegiado no coração da Igreja. O Pontífice fez um apelo para que os jovens assumam o papel de protagonistas do futuro. “A Igreja precisa do vosso entusiasmo e criatividade", ressaltou.

Sede os portadores do amor de Cristo. Como? Voltando-vos sem reservas para Deus, seu Pai, que é a medida do que é justo, verdadeiro e bom. Meditai a Palavra de Deus. Descobri o interesse e a actualidade do Evangelho. Rezai. A oração, os sacramentos são os meios seguros e eficazes para ser cristão e viver «enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé» (cf. Cl 2, 7). O Ano da fé, que está quase a começar, será uma oportunidade para descobrir o tesouro da fé recebida no Batismo. Podeis aprofundar o seu conteúdo através do estudo do Catecismo, para que a vossa fé seja viva e vivida. Assim tornar-vos-eis, para os outros, testemunhas do amor de Cristo. N’Ele, todos os homens são nossos irmãos. A fraternidade universal, que Ele inaugurou na Cruz, reveste duma luz brilhante e exigente a revolução do amor. «Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei» (Jo 13, 34). Este é o testamento de Jesus e o sinal do cristão. Aqui está a verdadeira revolução do amor.


Em seu último dia de visita ao país, Bento XVI presidiu a celebração eucarística. Na homilia, o Papa destacou que só aquele que aceita o caminho de Cristo e vive em comunhão com Ele e na comunidade é que conhece a verdadeira identidade de Cristo.  Ele lembrou ainda aos fiéis que a vocação da Igreja e do cristão é servir gratuitamente a todos e sem distinção, como o fez o próprio Senhor.

Em seguida, Bento XVI recitou o Angelus e entregou a Exortação Apostólica. O Santo Padre disse esperar que o documento possa ser um guia para avançar nos caminhos por onde Cristo precede.

Após a celebração, Bento XVI almoçou com a Comitiva Papal, despediu-se da Nunciatura Apostólica em Harissa e participou de um encontro ecumênico na sala de honra do Patriarcado Sírio-Católico de Charfet. 


Na cerimônia de despedida, realizada no Aeroporto Internacional de Beirute, o Santo Padre agradeceu às autoridades civis e religiosas pela acolhida e, de modo particular ao povo libanês, que demonstrou grande entusiasmo por sua visita e o deixou com o desejo de voltar. 

Ao se despedir dos fiéis, Bento XVI disse que reza a Deus pelo Líbano, para que o país viva em paz e que resista com coragem a tudo o que possa destruí-la ou ameaçá-la.

Fonte: Canção Nova
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias