ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Neste domingo serão anunciados os patronos e intercessores da JMJ Rio2013


No próximo dia 27 de maio, jovens do mundo inteiro conhecerão os nomes dos santos e beatos que serão os patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, informou o Comitê Organizador Local da Jornada. O lançamento será no Santuário da Penha, na Arquidiocese do Rio, onde um público de até 10 mil pessoas é esperado.

O evento terá início com a oração do terço a partir das 14h na Igreja do Bom Jesus da Penha (Av. Brás de Pina, 181), de onde sairá a procissão até o Santuário da Penha (Largo da Penha, 19). A cerimônia de lançamento dos intercessores e patronos da JMJ está prevista para as 16h.

Os nomes serão divulgados após a Missa de Pentecostes, que acontecerá na Concha Acústica do Santuário. A celebração será presidida pelo presidente do COL da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, seguida da tradicional coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha. A missa marcará também o encerramento do Mês Mariano na Arquidiocese do Rio.

Em seguida o arcebispo, Dom Orani, subirá a escadaria junto à procissão, com o andor de Nossa Senhora da Penha. Ao longo do percurso, nos degraus, grupos de jovens estarão segurando estandartes com as imagens dos intercessores em 13 pontos diferentes.

A apresentação dos patronos será no topo da escadaria da Penha. Os estandartes com as imagens estarão presos na fachada da Igreja da Penha e no momento em que forem anunciados serão revelados.

Quem serão os patronos?

Para saciar um pouco a curiosidade dos jovens, o padre Leandro Lenin, um dos diretores executivos do Setor de Preparação Pastoral, deu uma dica: serão santos que têm a ver com a história e o tema da Jornada e com o Brasil.

O COL dividiu a escolha dos santos em patronos, que têm ligação com a Jornada, com o tema e o país sede do evento; e em intercessores, modelos exemplares de juventude e de amor a Cristo. A escolha da Festa de Pentecostes foi feita por ser justamente o Espírito Santo o grande impulsionador da vida de santidade nos discípulos de Cristo.

“Quando pensamos em um santo da Igreja, temos nele um modelo seguro de alguém que, tão humano como nós, conseguiu seguir Jesus Cristo até as últimas consequências”, explicou padre Leandro.

Saiba quem foram os patronos das Jornadas

A primeira Jornada a escolher patronos foi a de Toronto, no Canadá, em 2002. Desde então, sempre são propostos santos e beatos como modelos para a juventude. Em geral, são escolhidos santos jovens, ou que tiveram destacada atuação em prol da juventude ou que têm particular importância na história do país sede.

Até agora, uma santa e dois beatos já foram padroeiros duas vezes cada um: Santa Teresa de Lisieux e o jovem beato italiano Pier Giorgio Frassati foram padroeiros das JMJ Toronto e Sidney (2008).  Já o beato João Paulo II foi padroeiro em Sidney e Madri (2011).

Veja a seguir a lista completa dos padroeiros das Jornadas:


JMJ TORONTO 2002

Beata Kateri Tekakwitha
Beato Andrew of Phu Yen
Santa Josephine Bakhita    
Santa Agnes de Roma
Santa Teresa of Lisieux
Beato Pier Giorgio Frassati
Beato Francisco Castello Aleu
Beato Marcel Callo
Beato Pedro Calungsod



JMJ COLÔNIA 2005

Reis Magos
São Bonifácio
Santa Úrsula
Santo Alberto Magno
Santa Edith Stein
Beato Adolph Kolping



JMJ SYDNEY 2008

Nossa Senhora da Cruz do Sul
Beato Pier Giorgio Frassati
Beata Mary McKillop
São Pietro Chanel
Beato Pietro To Rot
Beata Madre Teresa de Calcutá
Santa Teresa de Lisieux
Santa Maria Goretti
Santa Faustina Kowalska
Servo de Deus João Paulo II


JMJ MADRI 2011

Santa Teresa de Ávila
São João da Cruz
Santo Inácio de Loyola
São Francisco Xavier
Santo Isidro dos Trabalhadores
Santa Maria de la Cabeza
São Rafael Arnaiz
São João de Ávila
Santa Rosa de Lima
Beato João Paulo II

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias