ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

A família em evidência: Dois eventos mundiais defendem valor da família


Acontecerá em Madri (Espanha) o "6º Congresso Mundial das Famílias", entre 25 e 27 de maio, e em Milão (Itália) o “7º Encontro Mundial das Famílias”, entre 30 de maio e 3 de junho. Dois eventos de capital importância para a defesa da família natural, como Deus a instituiu, e hoje ameaçada, como dizia João Paulo II.

O Encontro na Itália será precedido por um Congresso Teológico-Pastoral, é católico e terá a presença do Papa Bento XVI;  o Congresso na Espanha terá um conteúdo científico e prático.

Novamente acontece o Encontro do Papa com as famílias em Milão, iniciativa começada pelo Papa Beato João Paulo II, de feliz memória. Nesses Encontros o Papa tem firmado com segurança os valores fundamentais da família diante das ameaças que hoje pairam sobre a família.

Na Carta às Famílias, de 1994, João Paulo II disse que:

"Nos nossos dias, infelizmente, vários programas sustentados por meios muito poderosos parecem apostados na desagregação da família. Às vezes até parece que se procure, de todas as formas possíveis, apresentar como "regulares" e atraentes, conferindo-lhes externas aparências de fascínio, situações que, de fato, são "irregulares".” (CF, 5)
"No contexto da civilização do desfrutamento, a mulher pode tornar-se para o homem um objeto, o filho um obstáculo para os pais, a família uma instituição embaraçante para a liberdade dos membros que a compõem”. (CF, 13)

O Congresso Teológico Pastoral da Família, realizado em 1997 no Rio de Janeiro, com a presença de João Paulo II, disse em seu documento conclusivo "Carta do Rio de Janeiro":

"A família está sob a mira de ataque em muitas nações. Uma ideologia anti-família tem sido promovida por organizações e indivíduos que, muitas vezes, não obedecem princípios democráticos" . (1.1)
"Temos testemunhado uma guerra contra a família, em nível tanto nacional quanto internacional. Nesta década, em Conferências das Nações Unidas, têm sido vistas tentativas para "desconstruir" a família, de forma que o sentido de "casamento", "família" e "maternidade" é agora contestado”(1.2).

O Vaticano estima que na Missa que o Papa Bento XVI celebrará na conclusão do Encontro, em Milão, haverá cerca de um milhão de pessoas.

Estarão presentes o anfitrião do Encontro, o cardeal arcebispo, Angelo Scola; o presidente do Pontifício Conselho para as Famílias; e o Prof. Pierpaolo Donati, autor do livro "Famiglie risorsa della società" (Famílias recurso da sociedade).

Estão previstos 7 mil participantes no Congresso Teológico e depois 50 mil visitantes da Feira Internacional da Família e 300 mil na vigília de oração e dos testemunhos do sábado.

O tema do VII Encontro das Famílias tem o objetivo de reafirmar a relação entre a família e o trabalho e o repouso como componentes da própria existência.

O Prof. Donati, da Universidade de Bolonha, autor de uma pesquisa sobre a realidade da família de hoje, disse que são "o Estado e o mercado que estão destruindo a família". A família "não é um peso, um obstáculo, mas um grande recurso". Ele afirma que as famílias mais numerosas, paradoxalmente são aquelas "mais felizes, mais satisfeitas" e mais confiantes.

O organizador do “VI Congresso Mundial das Famílias”, em Madri, o presidente da plataforma de comunicação de conteúdo católico, Hazte Oir, Ignacio Arsuaga, disse que “é o Encontro mais importante de líderes pró-vida” e que permite alcançar uma dupla meta: "servir de espaço de intercâmbio e coordenação de ações em defesa da vida e da família em âmbito global e, por outro lado, oferecer a formação e a reflexão necessárias para poder defender a família natural como fator chave do progresso da humanidade" (Gaudium Press – 22-05-2012).

Ele explicou que o Congresso de Madri não é apenas católico como o evento de Milão: "nasceu do esforço conjunto de dezenas de grupos, associações e fundações da sociedade civil e de pessoas de distintas confissões". O presidente do Conselho Pontifício para a Família, Cardeal Ennio Antonelli,  ministrará uma conferência intitulada "A família natural e a revolução contra a família".

Pela importância desses dois eventos, é fundamental que acompanhemos seu desenrolar e seus pronunciamentos, especialmente a palavra do Papa em Milão.

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias