ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Árvore de Natal com 30 metros de altura na Praça de São Pedro


A árvore de Natal da Praça de São Pedro, neste ano, vem da Ucrânia. Trata-se de um abeto vermelho de 60 anos, com mais de 30 metros de altura e pesando 5 toneladas, proveniente das florestas da província ocidental da Transcarpathia. O diâmetro do tronco é de 56 centrímetros, enquanto que os cerca de 700 galhos pesam entre os 10 e 12 kg cada um.

Esta é a primeira vez que uma árvore de Natal - desde que João Paulo II inaugurou a tradição na Praça de São Pedro em 1982 - é doada pela Ucrânia.

A árvore será erguida na próxima segunda-feira, 05 de dezembro, e será inaugurada oficialmente no dia 16 de dezembro na presença de monsenhor Giuseppe Bertello, presidente da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano e dos bispos católicos e ortodoxos da Ucrânia. O evento terá, assim, uma forte conotação ecumênica.




"Este é um evento extremamente importante - disse à Rádio Vaticana o Arcebispo Maior de Kiev e Galizia, Sviatoslav Shevchuk, chefe da Igreja greco-católica da Ucrânia -. Para o país se trata de mais uma demonstração de suas raízes européias e sua pertença à família das nações européias".

De acordo com a agência ADN Kronos a entrega da árvore poderia estar acompanhada, nos próximos dias, por uma visita ao Vaticano do presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich e por um encontro seu com o Papa Bento XVI: é, de fato, uma praxi que as máximas autoridades políticas do país que oferece a árvore estejam presentes na cerimônia de inauguração e abertura.

De acordo com o referido pelo L'Osservatore Romano o abeto será decorado com mais de 2.500 bolas com as cores douradas e prateadas, e com outras muitas luzes brancas e amarelas. A árvore foi arrancada no passado dia 22 de Novembro e foi transportada por helicóptero de carga, graças a cabos especiais super resistentes, até a mais próxima rodovia.

Dado o tamanho e o posicionamento, as operações de corte e de transporte duraram cerca de uma semana. Para lidar com essa transferência esteve uma empresa eslovena especializada em transportes excepcionais, que já no 2009 tinha se responsabilizado pela entrega da árvore doada pela Bélgica para o Papa.

A cada ano, a madeira da árvore usada na Praça de São Pedro tem uma valorização social: de fato, é geralmente doada para associações ou comunidades de reabilitação para o trabalho com fins de caridade.

Fonte: Agência Ecclesia
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias