ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Vaticano: Recurso à justiça para travar uso da imagem do Papa em campanha publicitária


A Secretaria de Estado do Vaticano anunciou hoje a decisão de recorrer à justiça para “impedir a circulação” da fotomontagem com a imagem do Papa, realizada no âmbito da mais recente campanha publicitária da marca italiana Benetton.

Em comunicado, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, considera-se que a publicidade em causa, na qual o Papa surge a beijar o imã da mesquita Al-Azhar, no Cairo, é “lesiva não apenas da dignidade” de Bento XVI e da Igreja Católica, mas também da “sensibilidade dos crentes”.

A Secretaria de Estado encarregou os “seus próprios advogados de iniciarem, em Itália e no estrangeiro, as ações oportunas, a fim de impedir a circulação, incluindo nos media, da fotomontagem, realizada no âmbito daquela campanha publicitária”.

Na montagem fotográfica, indica o texto, "aparece a imagem do Santo Padre de um modo, tipicamente comercial, considerado lesivo não só para a dignidade do Papa e da Igreja Católica, mas também para a sensibilidade dos fiéis".

Esta quarta-feira, o porta-voz do Vaticano tinha considerado “inaceitável” a campanha publicitária da Benetton, que classificou como “uma grave falta de respeito".

O grupo italiano Benetton anunciou, entretanto, a decisão de retirar de circulação a campanha publicitária, alegando estar "desolado” com o facto de a utilização da imagem ter “chocado tanto a sensibilidade dos fiéis".

A nova campanha da "United Colors of Benetton", chamada ‘UNHATE’ (não ódio), tinha sido apresentada oficialmente, hora antes, por Alessandro Benetton, vice-presidente do grupo, em Paris.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias