ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Vaticano lança site de perguntas e respostas sobre a fé

Cidade do Vaticano, 14 out 2011 (Ecclesia) – O Vaticano vai lançar este sábado o site www.aleteia.org, destinado a responder a “perguntas sobre a fé”, revelou o presidente Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE).

A página quer promover uma “presença qualificada no mundo dos media”, disse D. Rino Fisichella, entrevistado pelo jornal ‘L’Osservatore Romano’, a respeito do primeiro encontro internacional promovido pelo CPNNE, que vai decorrer entre sábado e domingo.

A iniciativa tem como tema ‘Novos evangelizadores para a Nova Evangelização – A Palavra de Deus cresce e se multiplica’ e é promovido pelo CPPNE, contando com a participação do padre Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O arcebispo Rino Fisichella adiantou também que a Santa Sé está a ultimar um “enchiridion” (manual) sobre a nova evangelização, com “todos os textos do magistério pontifício” relativos ao tema, desde Pio XII (1876-1958) a Bento XVI, o atual Papa.

O encontro internacional terá início com um momento de reflexão e debate, seguido pelas intervenções de uma série de relatores, antes de um concerto do tenor italiano Andrea Bocelli que precederá a entrada de Bento XVI, pelas 18h30 locais (menos uma em Lisboa).

No domingo, o Papa preside a uma missa na basílica de São Pedro, às 09h30, para os participantes neste primeiro encontro internacional do CPPNE.
Em declarações à Rádio Vaticano, o presidente Conselho Pontifício diz que a “primeira finalidade” desta iniciativa é “apresentar ao Santo Padre ao menos os representantes de todas as realidades eclesiais que, há muito tempo, fazem nova evangelização”.

D. Rino Fisichella fala na intenção de dar “aos bispos espalhados pelo mundo, sobretudo àqueles que em outubro de 2012 participarão no Sínodo, um sinal evidente de que a nova evangelização já está a ser feita há muito tempo”.

O CPPNE promove, em 2012, a "Missão metrópole" em várias cidades europeias, incluindo Lisboa, opção que o arcebispo italiano justifica com a vontade de “dar a conhecer a experiência da nova evangelização” e, por outro lado, como uma “provocação àqueles que ainda consideram que ou se deve viver de romantismo, pensando que tudo estava bem apenas no passado, ou se iludem pensando que tudo estará bem somente no futuro, com a invenção de alguma fórmula mais ou menos eficaz”.

“Nós queremos recordar, com esses sinais, que a evangelização é a missão própria da Igreja, que continua há dois mil anos, que deve encontrar, porém, uma nova linguagem, deve ter novos estilos de vida feitos de profunda identidade, mas também de respeito”, disse D. Rino Fisichella.

Num encontro dedicado a este tema, em setembro, os episcopados da Europa apresentaram o resultado de um inquérito sobre a “nova evangelização”, destacando que é necessária uma “clarificação” sobre o significado do adjetivo “nova” nesta expressão e pedindo ao Papa que, no próximo Sínodo dos Bispos, se ofereça uma definição “adequada e utilizável” da mesma.

A 12ª assembleia geral sinodal vai decorrer entre 7 e 28 de outubro do próximo ano, tendo como tema «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã».

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Fonte: Agência Ecclesia

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias