ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Setembro - Mês da Bíblia!


Caros irmãos (ãs)

Com muita alegria adentramos o mês de setembro, onde em unidade com a Igreja, celebramos o Mês da Bíblia.


Poderíamos nos perguntar: Mas porque Setembro é o mês da Bíblia?

Entendamos porque:

Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos e o "Dia da Bíblia" foi colocado exatamente no último domingo de setembro, coincidindo com a data de sua morte. Ele deixou escrito: "Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo".


Para nós da Igreja do Brasil, desde de 1971, setembro tornou-se o MÊS DA BÍBLIA e, já desde 1947, o último domingo do mesmo mês é comemorado como DIA DA BÍBLIA.

Toda essa conjuntura histórica nos revela todo o zelo, sabedoria e cuidado da Igreja para com a própria História, com o testemunho daqueles (as) que com sua vida defenderam, testemunharam e morreram pelo Evangelho, para com as colunas da Igreja: Magistério, Sagrada Tradição e Sagradas Escrituras, enfim, para com o cumprimento da missão salvífica na humanidade a qual o próprio Cristo a constituiu e enviou.
Neste mês de forma toda especial e particular que possamos voltar o nosso coração, o nosso entendimento e as nossas forças para mergulharmos profundamente nos textos sagrados e neles identificarmos e descobrirmos a fonte inesgotável do Amor de Deus que a todo instante "insiste" em nos amar e nos alcançar.

Neste tempo fiquemos atentos e peçamos que o Espírito Santo nos cumule das graças necessárias para bem vivê-lo e assim possamos evitar três grandes "muros" que se levantam:
* O de que nossa leitura não seja simplesmente didática, literária e/ou técnica, o que esvaziaria o sentido da Sagrada Escritura.
* O de que o entendimento acerca da Palavra seja das alturas dos nossos achismos e convicções e não conforme a orientação e direcionamento do Magistério da Igreja e da Sagrada Tradição.
* O de que nosso coração seja um terreno árido, espinhoso e pedregoso, não permitindo assim que a "semente" da Boa Nova caia, nasça, cresça e dê os frutos necessários à nossa vida, a dos irmãos e à Igreja.

Peçamos também o auxílio à Doce Mãe de Deus para que, dóceis a voz de Deus, possamos ser conduzidos pelos ensinamentos da Sagrada Escritura, que nos acompanha, inflama nosso coração e nos transforma em participantes dos mistérios sagrados de Deus, renovando e gerando constantemente a esperança de um dia estarmos chagramos à morada celeste.

Deus os abençoe!

Fabiano, Marta e Tobias
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias