ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

JMJ Rio2013 - Confira as novidades

II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013

Os principais questionamentos sobre a JMJ Rio2013 foram respondidos durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013. Cerca de 200 delegados ligados às Conferências Episcopais, Movimentos e Novas Comunidades, vindos de mais de 70 países, estiveram no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 29 de novembro, para participar do encontro.

O objetivo era apresentar os preparativos do encontro do Papa Bento XVI com jovens do mundo inteiro, em julho de 2013, no Rio de Janeiro.  Esteve no Rio também uma comissão do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), junto com seu presidente, Cardeal Stanislaw Ryłko.

Para abrir a programação do encontro, no dia 25, domingo, eles participaram da Santa Missa, às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, presidida pelo arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta.

No dia 26, segunda-feira, acontecam as apresentações do COL da JMJ Rio2013. Foram esclarecidas questões sobre a geografia e segurança da Cidade Maravilhosa, sistema de vistos e ingresso no Brasil, inscrições, hospedagem, acessos especiais e acolhimento dos Bispos, além de assuntos relacionados aos seguros, alimentação, locomoção, kit dos peregrinos.

Na terça-feira , 27, Dom Josef Clemens, secretário do PCL falou sobre a mensagem do Santo Padre para a XXVIII JMJ. As apresentações focaram em questões pastorais: Catequeses, Atos Centrais, Atos Religiosos e Culturais, voluntários e traduções, Feira Vocacional, Pré-Jornadas e Semana Missionária, Promoção Humana.

No dia 28, quarta-feira, a programação seguiu com questões econômicas e avaliação do presidente do PCL, Cardeal, e Dom Orani. No fim da tarde, seguiram para missa no Corcovado, Forte de Copacabana e lugares dos Atos Centrais. Jovens da paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, realizaram vigília.

Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013

O II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013 dá sequência ao I Encontro Internacional sobre Jornadas Mundiais da Juventude, que foi realizado em março deste ano, em Rocca di Papa, cidade próxima a Roma. Naquela ocasião, foi feito um balanço sobre a JMJ de Madri, que ocorreu em agosto de 2011. E representou um primeiro passo para a JMJ Rio2013.



Papa celebrará Missa de Encerramento da JMJ Rio2013 em Guaratiba

Guaratiba, na Zona Oeste, foi o local escolhido para receber a Vigília e a Missa de Encerramento da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, nos dias 27 e 28 de julho, respectivamente.

O anúncio acaba de ser feito pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, durante o II Encontro Preparatório para a JMJ Rio2013, que está sendo realizado esta semana, na capital fluminense.

Estavam presentes ao anúncio o ministro Gilberto Carvalho e o embaixador do Brasil junto a Santa Sé, Almir Barbuda.

A organização da Jornada trabalhará com a estrutura de lotes e ruas, que contarão com ilhas de serviço para apoiar os peregrinos. Estes locais contarão com banheiros, postos médicos, alimentação, tendas de adoração, torre de segurança, telões e bebedouros.

Ainda de acordo com a organização, o planejamento para o acesso ao terreno estuda duas possibilidades: a chegada a pé, a partir de pontos de desembarque, por três opções de trajetos, de cerca de 13 quilômetros cada; e a saída por meio de um sistema de shuttle, que é um serviço de transporte especial.


Não perca tempo! Faça sua inscrição acessando Rio 2013 - Inscrição

Fonte: Rio2013.com
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias