ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Partilha sobre o II Encontro da Associação "Blogueros con el Papa"


Caros irmãos (ãs),

Aconteceu nos dias 5,6 e 7 de Outubro o II Encontro da Associação "Blogueros con el Papa" em Santander na Espanha.
O encontro que teve como tema: "O mundo necessita mais de testemunhos do que de mestres." Paulo VI, reuniu várias expressões de blogueiros de vários países unidos no mesmo propósito de corresponder ao apelo da Igreja e evangelizar através das redes sociais.
Dentre eles estavam Carmen Álvarez do "Aleteia", nosso amigo presidente da associação, Nestor Mora, Mauricio Artieda, criador do "Catholic Link" entre outros.

Pudemos acompanhar o encontro ao vivo via Streaming e poder compartilhar deste grande momento de formação, partilha de vida e experiências e debates acerca de nossa missão como blogueiros e evangelizadores.

Muitos pontos foram abordados, mas gostaríamos aqui de partilhar o que para nós foi essencial para nossa missão e uma resposta de Deus frente aos apelos da própria evangelização e na nossa formação como blogueiros:

Pudemos perceber que nossa missão como evangelizadores nas novas tecnologias vai muito além do simples fato de hoje dominarmos esta ou aquela tecnologia. De certo que este aspecto se faz muito necessário, pois devemos dar a Deus o melhor e isso passa por nosso aprendizado, profissionalismo e competência. Mas se ficarmos somente nesta espera corremos o risco de ficarmos somente à margem da nossa missão, enquanto o próprio Cristo nos convida a lançarmos as redes em águas profundas.

Sermos blogueiros hoje não é um privilégio e sim uma missão. Ser blogueiro é um carisma. Carisma esse que o próprio Cristo infundiu em nossos corações e que a Igreja vem nos motivando a cada vez mais tomarmos posse desta graça e com ousadia sermos um testemunho de coerência, fé, alegria, verdade e amor nas redes sociais, para que o Evangelho seja anunciado a todos os homens em todos os cantos da terra.

Em resposta a este apelo Deus suscitou a Associação Blogueros con el Papa, que hoje nos acolhe e nos impulsiona e que tem o objetivo de agregar mais e mais pessoas unidas no mesmo propósito, com o mesmo objetivo para assim ampliarmos nossa evangelização.

Enquanto acompanhava o evento, me recordava muito da Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi na qual a Igreja reconhece a importância da evangelização nos meios tecnológicos

(É servindo-se deles que ela "proclama sobre os telhados",(72) a mensagem de que é depositária. Neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito. Graças a eles consegue falar às multidões.),

mas nos exorta e orienta acerca da coerência do testemunho 

(Entretanto, o uso dos meios de comunicação social para a evangelização comporta uma exigência a ser atendida: é que a mensagem evangélica, através deles, deverá chegar sim às multidões de homens, mas com a capacidade de penetrar na consciência de cada um desses homens, de se depositar nos corações de cada um deles, como se cada um fosse de fato o único, com tudo aquilo que tem de mais singular e pessoal, a atingir com tal mensagem e do qual obter para esta uma adesão, um compromisso realmente pessoal.)

Diante desta graça devemos nós corresponder generosamente ao chamado de Deus a sermos evangelizadores nas redes sociais. Não importa de nossos meio de comunicação são os mais acessados ou não, os mais comentados ou não. Não é isso que delimita nossa missão, pelo contrário, se restringir a isso seria empobrecer a ação de Deus em nós para os outros.
Devemos a cada dia buscar conhecer mais de nossa Igreja, defender a vida, a verdade, a nossa fé, anunciar a alegria de ser de Deus, mas tudo isso ao ser escrito, estruturado, postado e compartilhado deve primeiro ter acontecido em meu coração e na minha vida para que a partir dela possamos ser canais da graça para os outros, pois as palavras convencem mas o testemunho arrasta.

Aqui fica nossa gratidão em podermos acompanhar este maravilhoso evento e fazer parte da Associação Blogueros con el Papa e poder compartilhar momentos tão importantes. Acreditamos que o propósito de Deus através de cada um de nós é imenso, é grandioso. Rezamos para que cada um de nós possa corresponder a este chamado e testemunhar a novidade do Evangelho a toda criatura.

Segue abaixo algumas imagens do II Encontro da Associação Blogueros con el Papa.






Se você quiser conhecer melhor a Associação Blogueros con el Papa acesse:

Facebook: BloguerosConElPapa
Twitter: cumpetro

Deus os abençoe!
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias