Caros leitores,
A oração é muito importante, mas a virtude da vigilância não pode faltar em nossa caminhada.
Jesus nos pede somente a oração? Não! Ele diz: "Vigiai e orai para que não caiais em tentação." Mt 26,41
Muitas almas perdem facilmente o fervor e caem na tibieza(*) e até mesmo em pecados graves por puro descuido. Não lembram que a recomendação de Jesus não é somente que rezem mas que também vigiem.
(*) Tibieza: a frieza, a apatia, o desânimo, a insatisfação com Deus e conosco mesmo, a falta de estímulos para a oração diária, e até mesmo a falta de forças para decidir por algo ou desistir de alguma coisa.
Por exemplo: Um cofre sem fechadura de nada vale. Assim também uma alma sem vigilância fica a mercê do inimigo. Jesus insiste nesta virtude da vigilância pois ela é complemento da autêntica oração.
Como está a fortaleza de sua alma?
Há alguma brecha em suas muralhas?
Cuidado, pois há sempre um leão querendo entrar e devorá-la e perdê-la.

Recordemos que São Pedro dormiu no Horto das Oliveiras. O que lhe faltou? A vigilância!
Devemos estar atentos, orando, vigiando e zelando pelo céu, onde quer que estejamos, em qualquer circunstância da nossa existência, seja na calmaria de uma clausura ou na mais intensa atividade do mundo.
Uma dica: Não nos dediquemos com excesso às nossas ocupações pois os afazeres nos preocupam demasiadamente. Tudo é passageiro mas nossa alma é eterna.
Termino com uma citação de uma grande amiga:
"Trabalhe apenas com uma mão, reservando a outra para defender nossa alma dos perigos que possam impedir a união com Deus". (Santa Terezinha do Menino Jesus)
Deus os abençoe e renove em cada um o dom da oração e da vigilância.