ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Turismo deve ser desfrutado “de um modo respeitoso com a criação”, diz Cardeal Veglió


O presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Cardeal Antonio María Veglió, declarou na última terça-feira, 24, que o turismo "de um modo respeitoso com a criação e sua beleza aproxima as pessoas ao encontro com Deus".

A afirmação do purpurado se insere nas comemorações pelo Dia Mundial do Turismo, que será celebrado no próximo dia 27 de setembro, em todo o mundo, com o tema "Turismo e sustentabilidade energética: propulsores do desenvolvimento sustentável".

Convidando todos a promover e desfrutar o turismo respeitando a natureza, o presidente do dicastério fez questão de destacar que a tutela do meio ambiente constitui um desafio para toda a humanidade. Segundo o cardeal, é dever comum e universal respeitar o bem coletivo, "um bem do qual o ser humano não é dono, mas 'administrador', ao que Deus o confiou para que o gerencie adequadamente".

Neste sentido, o cardeal espanhol exortou a todos os setores ligados a este segmento econômico e social, tais quais empresas, comunidades locais, governos e turistas, a ser conscientes da responsabilidade que lhes corresponde, a fim de alcançar formas sustentáveis de turismo, destacando novamente, a necessidade da colaboração entre todas as parte interessadas.

Sobre o Dia Mundial do Turismo, o purpurado recordou que a Santa Sé aderiu a esta inciativa desde a primeira edição, "valorizando-a como uma oportunidade para dialogar com o mundo civil e oferecendo sua ajuda concreta, baseada no Evangelho". O cardeal destacou também que essa data é considerada pela Igreja como uma via para sensibilizar a todos sobre a importância do turismo em nível econômico, social, e, particularmente, no contexto da Nova Evangelização.

Conforme o purpurado, não corresponde a Igreja trazer soluções técnicas concretas em busca de um turismo sustentável, mas tornar visível para todos que o desenvolvimento não pode ser reduzido a simples parâmetros técnicos, políticos e econômicos. "Desejamos acompanhar este desenvolvimento com orientações éticas adequadas, que sublinhem o fato de que todo o crescimento deve estar sempre a serviço do ser humano e do bem comum", disse.

Para Cardeal Veglió não se pode separar o tema da ecologia ambiental da preocupação por uma ecologia humana adequada, entendida como o interesse pelo desenvolvimento integral do ser humano. "Assim mesmo, não podemos desligar nossa visão do homem e da natureza do vínculo que lhes une com seu Criador. Deus encomendou ao ser humano a boa gestão da criação", expressou.

Concluindo sua declaração, o presidente do Pontifício Conselho, explicou que a maneira que o homem trata do ambiente influi na maneira que trata a si mesmo e vice-versa. Por isso, é necessário, segundo o purpurado, que a sociedade atual "revise seriamente seu estilo de vida, que, em muitas partes do mundo, tende para o hedonismo e para o consumismo, despreocupando-se dos danos que disso derivam".

Fonte: Gaudium Press
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias