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Vaticano reforça aposta na internet


A Rádio e o Serviço de Informação do Vaticano vão sofrer alterações, a partir de julho, com uma maior aposta na presença multimédia e nas plataformas online.

O padre Federico Lombardi, diretor-geral da Rádio Vaticano, anunciou em comunicado que a emissora vai deixar de transmitir em Onda Média e em Onda Curta para a maior parte da Europa e da América, a partir de 1 de julho, destacando a relevância, nesses continentes, do “acesso através da internet”.

O responsável diz que a rádio tem de confiar “a sua mensagem de serviço ao Evangelho e à Igreja às novas tecnologias de comunicação”.

Com programas em cerca de 40 línguas, a emissora pontifícia é retransmitida por cerca de mil rádios locais ou regionais em cerca de 80 países dos cinco continentes.

“A Rádio Vaticano considera que chegou o momento de reduzir o compromisso das transmissões com as tecnologias tradicionais da Onda Curta e da Onda Média, transferindo assim recursos em novas direções”, observa o padre Lombardi.

Este responsável diz que a Santa Sé vai manter uma atenção especial para “as áreas e as populações mais pobres ou em situações de dificuldades (em especial na África, no Médio Oriente ou na Ásia), que não têm outros meios alternativos para receber de maneira abrangente a voz do Papa e da Igreja”.

O Vaticano anunciou, por outro lado, que o VIS (Vatican Information Service) vai cessar as suas publicações a partir do dia 31 de julho; o pessoal deste serviço vai passar para o portal multimédia 'news.va, ajudando ainda no desenvolvimento do boletim da sala de imprensa da Santa Sé em várias línguas.

As publicações traduzidas deste boletim vão continuar a ser enviadas aos cerca de 60 mil subscritores do VIS.

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