ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Futebol: Emoções e verdade explicam fascínio


«O evento desportivo liberta o sentido da verdade e da justiça, presentes nos campos da consciência individual e coletiva», sublinha sacerdote.

As emoções, a justiça e a verdade são os fatores que explicam o fascínio pelo futebol, considera o padre Rui Valério, pároco no Patriarcado de Lisboa habituado a utilizar o desporto como meio de evangelização.

Na atividade desportiva “vem sempre ao de cima o que um atleta é e vale”, mesmo quando esta “verdade profunda” não se manifesta nos resultados ou quando estes resultam do recurso ao ‘doping’, salienta o sacerdote na edição do Semanário Agência ECCLESIA.

“É este dado que continua a mover o fascínio pelo desporto, mesmo em tempo de ‘crise’: o evento desportivo liberta o sentido da verdade e da justiça, presentes nos campos da consciência individual e coletiva”, assinala o antigo capelão da Marinha em  texto a propósito do início do Campeonato Europeu de Futebol, marcado para sexta-feira.

Numa época em que “a crise de valores suscitou a crise económica, humana, social e também desportiva, os cidadãos continuam a acreditar no desporto”, uma crença que “não é ingenuidade” mas sinal de que o ser humano é “a pátria da verdade e da justiça”, mesmo quando elas “já tiverem desertado” do desporto.

O futebol reflete os “problemas graves existentes no âmbito da ética, da moral, da justiça e do direito” existentes na sociedade e que se expressam em “contravalores” como “egoísmos exacerbados” e o “culto do lucro fácil”, como aconteceu recentemente com o “escândalo de combinação de resultados ocorrido em Itália”, assinala.

O novo estádio de Varsóvia, capital polaca, que acolhe o primeiro jogo do campeonato europeu (Polónia-Grécia), inclui no seu interior uma capela “de todas as fés”, espaço onde vão decorrer celebrações de várias confissões.

Uma estrutura semelhante foi também inaugurada no estádio de Danzica, também na Polónia, permitindo momentos de recolhimento e oração.

Estão previstas celebrações religiosas em várias línguas para os adeptos das seleções presentes na competição que termina a 1 de julho, revelou o portal de notícias do Vaticano.

Fonte: Ecclesia
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias