ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Dia Mundial das Comunicações Sociais - Silêncio e Palavra


Caros irmãos (ãs),

Celebramos neste domingo (20), o Dia Mundial das Comunicações.
Neste dia tão significativo para todos nós o Santo Padre nos apresenta o Silêncio e a Palavra como direcionamento para esta missão.
Bendito seja Deus que nos dá a graça de sermos comunicadores. Bendito seja Deus que nos orienta na correta busca de nos formarmos e informarmos.


Poderíamos nos perguntar: Somos comunicadores? Mas eu não tenho nenhum meio de comunicação, não administro nenhum meio ou perfil social.
Caríssimos, Cristo desde sempre será o nosso maior testemunho de comunicador. Ele nos comunicou a vida, nos comunicou a verdade, nos comunicou a salvação.
Cristo estabeleceu uma rede de relacionamentos com todos os que por ele passavam, com todos os que a Ele se achegavam. Um relacionamento verdadeiro, um relacionamento real, um relacionamento pautado no amor e na misercórdia. Todos COMPARTILHAVAM desta amizade.
Como era rápido a propagação das informações de Jesus. Em pouco tempo, e fiquemos atentos para o contexto histórico da época, as informações eram participadas. As cidades, vilas e arredores logo vinham para conhecer Aquele de quem ouviram falar.

Jesus comunicou onde muitos não ousariam sequer pôr os pés. Ele questionou, instruiu e formou. Tudo fundamentado na verdade que lhe foi comunicada por seu Pai. Jesus tinha o PERFIL divino e humano, mas em nada se fez valer deste para promoção pessoal, para ser servido, mas ao contrário, nos ensinou a grande virtude é servir, é ser o menor, é ofertar.
Cristo ao mesmo tempo que comunicava, muito mais silenciava. E aqui, recordando a mensagem do Santo Padre que nos diz:
"O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias."

Cristo silenciava para ouvir do Pai a instrução necessária. Não que precisasse pois era um com o Pai, mas para nos dar o exemplo como comunicadores que muitas vezes para bem comunicarmos é necessário silenciarmos, para bem falarmos devemos muito melhor ouvirmos e principalmente rezarmos.
E nesta dinâmica Cristo elevou sua comunicação ao ápice, quando no alto da cruz, dando sua vida por nós, nos comunicou a salvação.

Hoje Cristo, conta conosco para continuar a comunicar esta Boa Nova sa salvação. Ele nos comunicou seu Espírito Santo para que cheios de ardor e ousadia pudéssemos dar continuidade a esta missão.
Eis a nossa grande responsabilidade. Não somos comunicadores somente de um ambiente virtual, ou somente quando estamos em um palco, em uma tv ou rádio, ou cantando, enfim... limitar a comunicação da verdade de Cristo a estes âmbitos seria empobrecer toda a universalidade da Boa Nova de Cristo.

A maior fonte de comunicação deve ser nossa vida, nosso agir, nosso falar, nosso pensar. Somos canais da graça de Deus.
Para isso precisamos todos os dias, nos deixar tocar pelo Espírito Santo, mergulharmos na fonte da Palavra de Deus, da oração e nutrirmos nossa alma da Eucarístia para que assim possamos corresponder com fidelidade e generosidade a este chamado de Deus.
Precisamos também exercitar a virtude do silêncio e da escuta. Devemos silenciar nossos barulhos exteriores e principalmente interiores para, reclinando a cabeça no peito de Jesus, possamos escutar e aprender Dele.

Aqui, nós deixamos nossa gratidão e oração por todos aqueles que contribuem para a comunicação cristã, em especial aos nossos amigos e parceiros do blog e principalmente a você que acessa, que compartilha, que comenta e que evangeliza conosco.

Que a graça de Deus possa capacitar e impulsionar a sermos comunicadores autênticos.
Deus os abençoe e continuemos firmes nesta missão. Contamos com vocês!

Fabiano, Marta e Tobias

Abaixo segue a mensagem de nosso Arcebispo D. José Antônio e da Irmã Kelly Patrícia, que falaram com exclusividade ao nosso blog sobre a evangelização nas redes sociais.

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias