ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Oração para além das dificuldades - Bento XVI inaugura novo ciclo de catequeses e apresenta exemplo da Virgem Maria


Bento XVI convidou hoje os católicos a rezarem sempre, para lá das suas “situações de dificuldade” ou “problemas pessoais”, durante a primeira catequese de um novo ciclo, dedicado à primeira comunidade cristã.

O Papa dirigia-se a milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano, para a audiência pública desta semana.
Admitindo que são as dificuldades a levar, “muitas vezes”, os fiéis a procurarem “luz, conforto e ajuda” na oração, Bento XVI disse que, como a Virgem Maria, é importante “abrir as dimensões” dessa mesma oração, “dirigindo-se a Deus não apenas na necessidade ou só por nós próprios”.
“Maria ensina-nos a necessidade da oração e indica como apenas com uma ligação constante, íntima, plena de amor com o seu Filho podemos sair da ‘nossa casa’ com coragem”, declarou.


A vida humana, acrescentou, “atravessa diversas fases de passagem, muitas vezes difíceis e exigentes, que impõem escolhas inadiáveis, renúncias e sacrifícios”.

Em português, o Papa citou uma passagem dos Atos dos Apóstolos, primeiro livro do Novo Testamento depois dos quatro Evangelhos, na qual aparecem os discípulos reunidos com a mãe de Jesus, “à espera do Espírito Santo”, partilhando “a memória viva de Jesus na oração”.

“Com esta atitude interior de escuta, Maria é capaz de ler a história, reconhecendo com humildade que é o Senhor quem tudo realiza”, referiu.
Bento XVI deixou uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa: “Que esta peregrinação ao túmulo dos Apóstolos fortaleça, nos vossos corações, o sentir e o viver em Igreja, sob o terno olhar da Virgem Mãe”.

“Com ela, aprendei a ler os sinais de Deus na História, para serdes construtores duma nova humanidade”, concluiu.

Após a audiência, o Papa cumprimentou uma delegação presidida pelo arcebispo Renato Boccardo e os abades beneditinos de Núrsia (Itália), terra natal de São Bento (séculos V-VI), fundador desta ordem religiosa.

Os presentes tinham regressado de Malta, onde no domingo se acendeu a chama beneditina da paz, em memória do percurso feito pelo Santo nos caminhos da Europa; a chama volta a Núrsia na próxima terça-feira.

Fonte: ACI DIGITAL
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias