ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

A dinâmica de Cristo: Abaixar-se e Elevar-se.



Vc também pode conferir esta partilha no web fórum da Comunidade Shalom: http://www.comshalom.org/webforum/index.php/topic,1111.0.html

Caros irmãos,

Estamos sob a graça da Solene Liturgia da Ascenção do Senhor e neste domingo tão especial o Senhor falava ao nosso coração da sua dinâmica em nossa história de salvação que consiste em um contínuo "abaixar-se" e "elevar-se".
Na ascenção, Jesus eleva-se às alturas para retornar ao Pai e cumprir a promessa que fez de enviar o Seu Espírito Santo. Isso clareia sua colocação quando diz no Evangelho de João: «Ainda um pouco, e deixareis de me ver; e um pouco mais, e por fim me vereis.»
Essa dinâmica de "elevar-se", de "subir" é bem forte no seguimento e na vida do próprio Jesus. Recordamos que:
* Jesus subiu aos montes para rezar e ensinar;
* Do chão ele elevou-se trazendo consigo a pecadora e devolvendo-lhe a dignidade e ofertando-lhe uma vida nova;
* Do chão foi elevado na cruz para morrer por nossos pecados e nos dar a salvação;
* Da morte, Jesus elevou-se à vida e venceu a morte por sua ressurreição.

Este ato de elevar-se, de subir, que aqui não subtende o sentido de engrandecer-se, nos fala ao coração que este é o caminho, esta é a ação, esta é a real necessidade que trazemos em nosso coração: subir às alturas do coração de Deus e lá encontrar a verdadeira paz.
Estas mesmas atitudes nos remetem ao sentido de força, disposição, desprendimento, perseverança e isso nos leva a uma ótica mais profunda sobre a narrativa do Atos: "Homens da Galileia, porque estais assim parados a olhar para o céu?" Jesus não nos quer parados, nos quer alertas, a sair da extremidade de nossa vida, muitas vezes nivelada por baixo pelo nosso orgulho, egoísmo e pecado e assim alcançarmos às alturas para a qual fomos criados.
Mas Jesus nos surpreende ao revelar também que para elevar-se é necessário abaixar-se. Nos fala profundamente quando ensina: "Quem quiser ser o maior, seja o menor."  e também "os humilhados serão exaltados". Como não lembrar da Santa Liturgia, quando no momento da transubistanciação, o padre se ajoelha para que ali se eleve a pessoa de Cristo (Persona Christi) ?
Jesus assim dinamiza nossa vida pois quantas vezes vivemos, nos relacionamos e até rezamos apoiados nas alturas de nosso orgulho, de nosso eu, sem sabermos que tudo isso fecha as portas do Paraíso.
Santo Agostinho nos ensina: Queres chegar à altura de Deus? Abaixa-te antes à humildade de Deus... Olha a árvore: antes vai embaixo, para depois subir ao alto; lança raízes profundas, para elevar ao Ceú o seu cume.
Assim saibamos que o primeiro degrau da Santidade é a humildade. Olhemos para Jesus, que se anulou (Fil 2,7) até a morte mais ignóbil e por isso Deus exaltou e lhe doou " um Nome que está acima de todo nome." Sigamos Jesus nesta dinâmica, de abaixar-nos para depois por Cristo sermos levantados.
São Bernardo também nos fala acerca disso: "como um vaso não se enche se não abaixando-o à fonte, assim a alma não se inunda de Deus se não abaixando-se ao próprio nada.
Que o Senhor pela ação do seu Espírito Santo nos permita com fidelidade, amor e perseverança, abraçar e pôr em prática esta dinâmica em nossa vida pessoal, espiritual, matrimonial e comunitária.
Somente abaixando-se ao limiar da humildade seremos elevados à gloriosa altura da santidade.

Deus os abençoe!!!
 
Fabiano, Marta e Tobias
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias