ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Como devemos fazer o sinal da cruz?

Caros irmãos (ãs),

Nesta formação, Padre Paulo Ricardo esclarece sobre a correta maneira de fazer o sinal da cruz, nos ensina como surgiu o sinal da cruz, possivelmente no tempo dos apóstolos, a fórmula atual conforme o Cerimonial dos Bispos e outras curiosidades que nos aprofundam no conhecimento e no amor deste sinal que é um sacramental e que remonta o amor incondicional e salvífico de Cristo por cada um de nós.

Alguns comentários contidos no vídeo sobre o sinal da Cruz:

Em cada caminhada e movimento, em cada entrada e saída, no vestir, no calçar, no banho, no estar à mesa, no acender as luzes, no deitar, no sentar, no lidar com qualquer ocupação, marcamos a testa com o sinal [da cruz]. (Tertuliano, De corona militis 3,4. PL 2, 80A [211 d. C.] ). 

Esteja a Palavra de Deus e o sinal da cruz no coração, na boca e na fronte. Em meio à comida, em meio à bebida, em meio às conversas, nas abluções, nos leitos, nas entradas, nas saídas, na alegria, na tristeza. (São Gaudêncio de Bréscia, Sermo VIII, De evangelii lectione primus, PL 20, 890). 

O sinal da cruz deve então ser feito com três dedos, pois ele assinala sob a invocação da Trindade; a respeito da qual disse o profeta: ‘quem pendurou com três dedos a massa da terra?’ (Isaias 40,12). É assim que se desce do alto para baixo, e da direita se passa à esquerda, pois Cristo desceu do céu à terra e dos Judeus passou para os gentios. Alguns [sacerdotes], porém, fazem o sinal da cruz da esquerda para a direita, pois devemos passar da miséria para a glória, assim como Cristo passou da morte para a vida e do inferno para o paraíso, para que eles assinalem a si mesmos e os outros em uma só direção. Se olhares com atenção, também sobre os outros, faremos o sinal da crus da direita para a esquerda, já que não os assinalamos como que dando-lhes as costas, mas apresentando-nos de frente. (Inocêncio III, De sacro altares mysterio, 2, 45. Pl 217, 825).

Confira o vídeo:

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias