ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Você me pergunta: Doce ou travessura? Eu te afirmo: Santidade e Eucarístia!


Caros irmãos (ãs),
 
Estamos iniciando o mês de novembro e já no primeiro dia do mês temos a alegria de celebrarmos o Dia de Todos os Santos que celebra o triunfo de seus filhos que já alcançaram a glória do Céu e onde a Igreja dirige seu maternal desvelo para aqueles que sofrem no Purgatório.
Porém, o relativismo do mundo tem inculturado no coração das pessoas uma prática bem diferente da proposta para esta data. Falamos aqui do Halloween ou Festa do Dia das Bruxas.
Antes de abordarmos o tema do referido dia, gostaríamos de ressaltar aqui o grande cuidado que nós devemos ter com a onda de relativismo que o mundo nos impõe. Assim como esta festa quantas outras "culturas" e "costumes" nos são apresentados e findam por nos arrastar para um abismo de inverdades, falta de fé e contradição. E tudo isso sobre os holofotes da mídia, o glamour do consumismo mercadológico, a euforia das festas e da falsa alegria que o mundo insiste em nos apresentar como um "bem necessário". Sem contar com a falta de conhecimento de muitos acerca do que nos é apresentado. Esse seria o fator mais alarmante ao meu ver.
Diante disso devemos estar sempre rezando e vigiando para podermos sob a luz do Espírito Santo discernimos o que nos conduz a verdade e o que nos orienta para o céu.
Mas vamos ao que interessa:

O que é na verdade o Halloween???

O Halloween, ou festa do “Dia das Bruxas”, como é conhecida no Brasil, surgiu na Europa, centenas de anos antes de Cristo. Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e o norte da França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain, uma importante celebração dedicada ao “Senhor da morte” e que marcava 3 fatos: 1) O fim da colheita; 2) O Ano-Novo celta e 3) O início do inverno, “a estação da escuridão e do frio”, um período macabro e associado aos mortos.
 
A historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda afirma: “No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados”. Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios, bruxas, duendes e fadas ficavam à solta e vinham atormentar os vivos e até mesmo possuí-los.
Para afugentar essas criaturas sobrenaturais, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças dos animais abatidos para o inverno e saíam às ruas fazendo barulho. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida para acalmar os visitantes do além. Eles também acendiam grandes fogueiras para espantar esses espíritos.

Simbologia do Halloween
 
Bruxas - Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Dizia-se que nessas reuniões, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. No entanto, nos tempos dos celtas, elas conviviam com as demais pessoas e participavam dos festejos do Samhain.
 
Abóbora com rosto e fogo – Originou-se da lenda celta de um homem chamado Jack, que morreu, mas teve sua entrada tanto no céu, como no inferno recusada. Condenado a viver perambulando pela terra como uma alma penada, ele colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar o seu caminho à noite. Nos EUA, o nabo deu lugar à abóbora, legume mais comum no país. Os celtas acreditavam que essas lanternas poderiam mandar os espíritos embora.
 
Velas – Entre outras coisas, as velas eram usadas para iluminar o caminho dos espíritos. Neste dia, são usadas muitas velas pretas, roxas e alaranjadas em rituais de bruxaria. Os significados das cores são: Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias. Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.
 
Pentagrama – O pentagrama tem sido usado como amuleto, mas ele é um símbolo básico da feitiçaria. É o ponto central do trabalho de encantamento e, geralmente, é colocado sobre ou na frente do altar. 
 
Pescar maças – Esta antiga prática surgiu para a adivinhação do futuro. O participante que obtivesse sucesso poderia contar com a ajuda dos espíritos para sua realização amorosa. 
 
Pedir doces – Esse costume surgiu da tradição irlandesa, quando um homem conduzia uma procissão para angariar contribuições dos agricultores, afim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Os sacerdotes druidas também pediam comida aos moradores para fazer oferendas aos demônios e, caso alguém recusasse, eles os amaldiçoavam. Também acreditavam que os espíritos dos mortos vinham atrás de comida e, a casa que não deixasse algo para eles, seria amaldiçoada e atormentada. Na Festa atual, crianças saem vestidas de demônios, fantasmas, duendes, bruxas e vampiros, pedindo doces com a frase: “Trick or treat” (“Gostosuras ou travessuras?”).
Assim, quando elas não conseguem os doces, fazem as travessuras aos que negaram. Assim como aqueles que pediam alguma coisa para dar de oferta aos demônios ou a eles próprios. 
 
Gato preto – Os gatos eram objetos de adoração e estavam presentes nesta festividade. Acreditava-se que, após um período de silêncio, com a busca da meditação, o próprio diabo aparecia na forma de um gato preto.
 
Morcego - Simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.
 
Vassoura - É um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.
 
Caldeirão - Neles eram jogadas moedas e pedidos aos espíritos dos mortos. Os pedidos deviam ser rapidamente queimados dentro do caldeirão junto com as moedas para que os pedidos fossem atendidos com mais rapidez.

O Halloween e o Satanismo

Muitos grupos satanistas e ocultistas usam o dia 31 de outubro como a sua data mais importante. Chamam a este dia de " Festival da morte", e é reconhecido pôr todos os satanistas, ocultistas e adoradores do diabo como véspera do ano novo da bruxaria.
 
Anton LaVey, autor da " Bíblia satânica " e sumo sacerdote da igreja de satanás, diz que o dia mais importante para os seguidores o maligno é o halloween. LaVey diz que nesta noite os poderes satânicos ocultos e de bruxaria estão no seu nível de potência mais alto, e qualquer bruxo ou ocultista encontrará mais êxito no dia 31de outubro, porque satanás e seus poderes estão em seu ponto mais alto nesta noite. Estes seguidores do príncipe da mentira asseguram que durante a noite do halloween, os anjos decaídos, assim como toda a classe de espíritos malignos percorrem o mundo inteiro.

Também é um fato registrado e documentado que na noite do dia 31 de outubro na Irlanda, Estados Unidos e outros países se realizam missas negras, cultos espíritas e outras reuniões relacionadas com o mal e o ocultismo.

Um livro conhecido sobre o movimento neo-pagão (Drawing Down the Moon: Witches, Druids, Goddess-worshipers and other Pagans in America Today) relata o seguinte sobre esses dias importantes de celebração da bruxaria: "As grandes cerimônias de Sabbat são: o ‘Samhain’ (Halloween), o Ano-Novo celta (nesses dias acredita-se que os portais entre os mundos estão enfraquecidos, e então ocorrem contatos com os ancestrais), ‘Oimelc’ (1º de fevereiro, festival da purificação de inverno)... ‘Beltane’ (1º de maio, o grande festival da fertilidade)... diferentes linhas da bruxaria... tratam esses festivais de maneiras diversas. Mas quase todas as linhas celebram pelo menos o ‘Semhain’ e o ‘Beltane’".
 
Diante de tudo isso meus irmãos, seria sensato nós refletirmos sobre a real "necessidade" ou infeliz oportunidade de participarmos de quaisquer destas comemorações. Devemos perceber que a "inocente" atitude de vestir-se de fantasias, pedir doces e outras coisas mais traz em sua essência um forte apelo ao ocultismo e sensivelmente nos distancia do plano original de Deus em nossas vidas.
Isso nada mais é do que a ânsia do homem em preencher seus vazios com aquilo que passa.
Você acha isso radicalismo???
Diante dos fatos expostos acredito que não exista dúvidas acerca do assunto.
 
Termino aqui com as palavras do Papa Bento XVI:
"O homem tem necessidade de Deus ou, por acaso, as coisas vão bem sem Ele? Quando, numa primeira fase da ausência de Deus, sua luz continua enviando seus reflexos e mantém unida a ordem da existência humana, tem-se a impressão de que as coisas funcionam bastante bem mesmo sem Ele. Contudo, quanto mais o mundo se afasta de Deus, tanto mais se torna claro que o homem, na petulância do poder, na vacuidade do coração e na ânsia de satisfação e de felicidade, "perde" cada vez mais a vida."

Deus os abençoe e um feliz Dia de Todos os Santos!

Fabiano, Marta e Tobias
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias