ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Celebramos hoje a Assunção de Nossa Senhora


No dia 15 de agosto a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. É a terceira e última solenidade de Maria durante o ano na Igreja universal (dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição e, dia 1º de janeiro, Nossa Senhora, Mãe de Deus).  Pelo fato do dia 15 de agosto não ser feriado, a Igreja celebra esta festa no domingo depois do dia 15. Sua Liturgia é muito rica.

A Assunção de Nossa Senhora é um dogma de fé, e se refere a Mãe de Deus que, ao cabo de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial.
Dogma, em termos mais simples, é uma verdade de Fé, revelada por Deus (na Sagrada Escritura ou contida na Tradição), e que também é proposta pela Igreja como realmente revelada por Deus. Neste caso se diz que o Papa fala “ex-cathedra”, quer dizer, que fala e determina algo em virtude da autoridade suprema que tem como Vigário de Cristo e Cabeça Visível da Igreja, Mestre Supremo da Fé, com intenção de propor um assunto como crença obrigatória dos fiéis católicos.

Sendo assim, o dogma da Assunção de Nossa Senhora foi proclamado pelo Papa Pio XII, no dia 1 de novembro de 1950, na Constituição Munificentissimus Deus:

“Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência;  para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja,com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu”.

O catecismo da Igreja Católica ainda nos diz :“A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos”(966).

A importância da Assunção para nós, homens e mulheres do começo do Terceiro Milênio da Era Cristã, filhos de Maria, radica na relação que existe entre a Ressurreição de Cristo e a nossa. A presença de Maria, mulher da nossa raça, ser humano como nós, quem se encontra em corpo e alma já glorificada no Céu, é isso: uma antecipação da nossa própria ressurreição.

Assunção de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora assunta ao céu, ou ainda Nossa Senhora da Glória, está entre as festas Marianas mais queridas ao nosso povo. Ela faz parte da piedade popular do Catolicismo tradicional.

Nossa Senhora Assunta ao céu, rogai por nós!

Confira o belíssimo Salmo 44 - Assunção de Nossa Senhora


# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias