ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

7º Encontro Mundial das Famílias em Milão


O Papa Bento XVI já retornou ao Vaticano após concluir sua viagem a Milão, na Itália, nesse final de semana, por ocasião do 7º Encontro Mundial das Famílias.  A visita é considerada histórica por ser a mais longa feita por um Pontífice a uma cidade italiana. A ocasião foi especial também para os milaneses que há 28 anos não recebiam a visita de um Papa. 

O Santo Padre chegou a Milão na sexta-feira, 1º, e logo após sua chegada dirigiu-se a Praça Duomo, onde fez um discurso aos cidadãos, no qual lembrou as pessoas que enfrentam alguma dificuldade e pediu que não falte a elas a solidariedade da coletividade.

No mesmo dia, Bento XVI participou de um concerto em sua homenagem e às delegações oficiais do Encontro Mundial das Famílias no Teatro Scala de Milão. O Santo Padre assistiu a uma apresentação da nona sinfonia de Ludwig van Beethoven, seguida pela Orquestra e Coral do Teatro alla Scala, com direção do maestro Daniel Barenboim.

O Papa lembrou que, embora o concerto seja uma festa alegre em comemoração ao encontro de famílias do mundo inteiro, o evento tem a sombra do terremoto que fez muitas vítimas na Itália. Nesse sentido, as palavras do Hino da Alegria de Schiler acabam soando como um vazio, já que as pessoas estão paralisadas pela dor e por toda essa destruição. 

“Não precisamos de um discurso irreal de um Deus distante e de uma fraternidade não empenhada. Estamos em busca do Deus próximo. Buscamos uma fraternidade que, em meio aos sofrimentos, sustenta o outro e, assim, ajuda a ir adiante”

Finalizando sua mensagem, o Papa disse acreditar que as palavras serviram também para as famílias, já que é nelas que se faz, pela primeira vez, a experiência de que  a pessoa humana foi criada para viver em relação com os outros. “É em família que se compreende como a realização de si não está no se colocar ao centro, guiando-se pelo egoísmo, mas no doar-se; é em família que começa a acender no coração a luz da paz para iluminar este nosso mundo”


No sábado, 2, o Pontífice teve uma agenda cheia de atividades. Logo pela manhã, celebrou uma Missa privada na Capela do Arcebispado de Milão, em seguida, presidiu a celebração da Hora Média, na Catedral de Milão. Em sua homilia, o Sumo Pontífice destacou o dom precioso que é o sacerdócio e convidou os seminaristas a aprenderem e viverem bem seu tempo de preparação.

Ainda pela manhã, o Santo Padre encontrou-se com cerca de 80 mil jovens crismandos no Estádio Meazza, em San Siro, distrito de Milão. Em seu discurso à juventude, Bento XVI convidou os jovens a ter sempre ideais e buscar a santidade.

“Agora vocês estão crescidos e podem dizer o vosso “sim” a Deus, um “sim” livre e consciente. O Sacramento da Crisma confirma o Batismo e derrama sobre vocês, com abundância, o Espírito Santo”, disse.

Na tarde do sábado, Sua Santidade dialogou com representantes das diversas autoridades institucionais, civis e militares, empresários e trabalhadores, do mundo da cultura e da educação da sociedade milanesa e lombarda. No encontro, o Pontífice se utilizou de alguns ensinamentos de Santo Ambrósio para falar sobre a importância da justiça e do amor no governo de uma nação.

E como última atividade da noite, o Santo Padre participou de um dos momentos mais aguardados no Encontro Mundial das Famílias: a Festa dos Testemunhos, onde respondeu a perguntas de uma criança, um casal de noivos e três famílias.

No domingo, 3, último dia da visita do Papa a Milão, o Santo Padre presidiu logo cedo a Missa para cerca de um milhão de fiéis e peregrinos no Parque Bresso. Na homilia, ele destacou que "somos chamados a acolher e a transmitir, concordes, as verdades da fé; a viver o amor recíproco e para com todos, compartilhando alegrias e sofrimentos, aprendendo a pedir e a dar o perdão, valorizando os diversos carismas sob a guia dos Pastores".

Em seguida, o Papa recitou o Angelus e anunciou que o próximo Encontro Mundial das Famílias será na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 2015.

Depois do Angelus, Bento XVI almoçou com cardeais, bispos e cerca de 100 famílias. No fim do almoço, os cardeais Angelo Scola e Dionigi Tettamanzi entregaram-lhe, como presente, uma cópia do evangeliário ambrosiano, feito por um artista sob a direção de Dom Umberto Bordoni e que traz em sua capa uma representação iconográfica da Jerusalém celeste.

O Santo Padre agradeceu o presente e disse que era bom, no final, voltarem-se para a Palavra de Deus, que é “a chave para a vida, a chave para pensar e viver".

Ao se despedir dos fiéis reunidos na cidade italiana, Bento XVI destacou que "a Igreja é viva mesmo diante das dificuldades porque Jesus é o Senhor da história". O Santo Padre retornou ao Vaticano no fim da tarde desse domingo.  


Próximo Encontro Mundial das Famílias será nos EUA, anuncia Papa


“Estou feliz por anunciar que o próximo Encontro Mundial das Famílias será em 2015, na Filadélfia, Estados Unidos”, disse o Papa Bento XVI ao final da proclamação do Angelus Domini, neste domingo, 3.

O anuncio foi feito depois da celebração da Santa Missa no Parque Bresso, em Milão, na Itália.

O Papa também saudou os peregrinos de língua portuguesa ali presentes dizendo: “Queridas famílias, sois o trabalho e a festa de Deus! Reservando o domingo para Deus, fazei festa com Deus e repousai, juntos, na Fonte donde brota a vida para construir o presente e o futuro. As forças divinas são bem mais poderosas que as vossas dificuldades! Não tenhais medo! Sede fortes de Deus!”.

Confira a cobertura completa acessando: Notícias Canção Nova
Confira as imagens do Encontro Mundial das Famílias: Flickr

Fonte: Canção Nova
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias