ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Frontstage - Onde a música católica está em evidência - Faixa 2


Caros irmãos (ãs),

Iniciamos aqui mais uma faixa da nossa página FRONTSTAGE.
Somos muito gratos a Deus, aos nossos irmãos músicos que se disponibilizaram a contribuir com esta iniciativa e a você que acessa nosso blog e faz através dele a evangelização acontecer. Muito obrigado.

Na primeira faixa tivemos a alegria de compartilhar o espaço com nosso irmão Danilo Lopes em uma entrevista exclusiva. Você pode conferir acessando:

Nesta faixa, contamos com a presença de um irmão muito presente em nosso trabalho: Fábio Coelho.
Ele partilhará conosco sobre Originalidade na música - Abordagem sobre a originalidade e criatividade que são dons do Espírito Santo e que devem estar presentes em nossa música, bandas e músicos evitando assim um empobrecimento de nossa música e sempre prezando com a coerência e radicalidade do evangelho, próprias daqueles que servem a Cristo.

Sejam bem-vindos e Deus os abençoe!


ORIGINALIDADE NA MÚSICA - Fábio Coelho


A paz de Cristo!!

É com grande alegria que estou participando do projeto FRONTSTAGE tão abençoado, dedicado a música, aos músicos, aos jovens Cristãos.

Meu nome é Fabio Godoy Coelho, natural de São Paulo, durante sete anos fui contrabaixista da banda The Flanders. Acho que a música sempre esteve dentro de mim, mesmo antes de pratica-la, sempre encontrei na música a paz, a concentração, o caminho para meus sonhos. Experimentá-la como músico foi o primeiro passo para mergulhar neste mundo de emoções as vezes tão palpáveis, em outras vezes tão impalpáveis; mas que nunca se mantiveram distantes do meu coração!!

Originalidade e criatividade especificamente são temas delicados de tatear e aprofundar pois mexem em absoluto com o que o artista tem de mais valioso, sensibilidade e verdade na forma de se expressar ou pelo manos na tentativa de se expressar através da arte que cada um decidiu de dedicar. Particularmente venho abordando estes temas em meu Blog, twitter, fanpage no facebook a algum tempo e venho tendo grande aceitação e compreensão por parte do público.

A arte no geral esta absolutamente amarrada a verdade que vem de dentro de cada um que a expressa, esta verdade deve sempre ser acompanhada de amor, emoção, observação, dedicação, estudo, humildade, delicadeza, identidade, personalidade...enfim, originalidade e criatividade, palavras casadas que se explicam uma na outra. Não existe uma forma certa ou errada de se expressar pela arte, existem sim técnicas desenvolvidas mas que não tiverem sentimentos, "verdades" não se tornam reais e não alcançam seu único objetivo, que é tocar o coração do ser humano e levar até ele uma mensagem.

Mas existem entre nós Cristãos uma outra faceta da arte que para os incrédulos é ignorada, que é a parceria enter o homem e Deus na "arte" da arte...rsss...sim, nós cristãos cremos em absoluto que apesar se sermos seres pensantes, capazes e de livre arbitrio, temos inegavelmente esta parceria vitoriosa e inigualável de Deus em tudo que fazemos e pensamos, em cada passo, mesmos os passos errados. Mas também acredito sem margem para qualquer dúvida que Deus esta intrinsecamente ligado a arte (saudável)  dos crentes e não crentes, afinal, se tem amor, se tem verdade ELE esta lá! não importando religião!

Hoje vivemos um momento de amadurecimento da música católica, sinceramente ainda não acho que caminhamos a passos largos em relação a qualidade, originalidade e criatividade mas é possível identificar um avanço considerável afinal, ministérios que antes eram restritos ao público católico mais fiel, hoje bate nas portas de todo um país, nos lugares mais inesperados, acredito que até em aldeias indígenas, afinal, quem é que hoje neste país não tem acesso a uma Tv?

Para alguns pessimistas, esta abertura ainda significa declínio e descaracterização, para outros a possibilidade de pescar em "águas profundas" e ainda para um terceiro grupo de pessoas, a possibilidade de fazer sucesso...e ai pode estar o grande perigo mas que inevitavelmente faz parte deste amadurecimento e da seleção natural de um processo de crescimento. Temos que passar por isto sim!!

Esta abertura da música católica para um país inteiro feita de forma intensa como estamos acompanhando, também abriu uma outra ferida no processo deste amadurecimento que estamos vivendo que é a "doença do xerox". Ouvi uma frase dita no meio da Fórmula 1 (corrida de carros) que diz assim "na F-1 nada se cria, quase tudo se copia". Se não era exatamente esta frase, era muito próxima disto. Mundos a parte, a nossa música católica esta vivendo esta frase de maneira intensa; nada se cria, tudo se copia!!

Não posso negar e não seria maluco de afirmar que não existam outros poucos ministérios que se "arriscam" e acabam sendo originais e criativos o suficientes para se firmar neste "mercado". Eles existem sim mas infelizmente são a fatia pequena (mas valiosa) deste bolo tão especial.

O jovem músico, cristão, de fé, tem que compreender que existe um "fio da navalha" muito particular dentro da música católica, podemos correr em direção a "verdade", ao original e criativo, ou escolher por nos tornar uma mentira. Não existe meio termo.

Você jovem cristão pode decidir em fazer o novo, assertivo, tendo Deus como seu maior parceiro, inspirador e incentivador, buscando a sua verdade de se expressar, sentir e ver o mundo e ou escolher por ser mais uma cópia barata, cheias de medos do fracasso, de inverdades, guiadas pelo sonho do sucesso vazio e frio!!

Que Deus permaneça abençoando todos com muita sabedoria, humildade, saúde!!

Força e paz!!

Fábio Coelho

Saiba mais sobre o trabalho do nosso irmão Fábio Coelho acessando os canais abaixo:

Fábio Godoy Coelho
Facebook - fabiogcoelho
Twitter - @fabiogcoelho
YouTube - fabiogcoelho
Blog - Pensamentos

Informamos aqui que nosso irmão Fábio Coelho não faz mais parte da Banda The Flanders. A sua saída foi anunciada semana passada no site oficial da Banda The Flanders.

Confira aqui o vídeo de despedida do Fábio Coelho.



Aqui registramos nosso sentimento com relação a este momento: Nenhum ato de Deus é sem amor. Se Deus promove algo em nossas vidas é para que disso se extraia sempre um bem para nós e para os outros.
Somos sabedores da grande contribuição que nosso irmão Fábio Coelho deu para a música católica através do The Flanders. Contribuição esta que não vai parar de acontecer. Ela só tomará uma nova forma, uma nova face. Deus sempre nos alcança como precisamos e não como queremos. Com certeza este será um tempo de amadurecimento para todos e em breve teremos a alegria de poder ver novos trabalhos de nosso irmão, uma vez que os outros não saírão de nossos corações. Fábio, Deus te abençoe e coragem! Deus é contigo. Continue a revelar Deus através dos acordes, das melodias e da sua vida.
                             Contamos com você!!!

Para você estas linhas, já tão conhecidas por você, mas que seja a sua certeza hoje:

Vou buscar tudo que eu acredito
Um bom motivo pra tentar só mais uma vez
Pensar no bem que você me fez
Pois eu vou buscar tudo que eu acredito
Os sentimentos bons não morrerão em mim
Pra entender que não é o fim


Algumas imagens do Fábio Coelho






Show Cristão 2011 em Fortaleza - The Flanders

Créditos das imagens: MarianaThomaz.com
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias