ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

FRONTSTAGE - Onde a música católica está em evidência - Faixa 1


Caros irmãos (ãs),

Estamos lançando hoje a página FRONTSTAGE.
Esta página é a concretização de um projeto que Deus inquietou em nosso coração acerca da formação e divulgação da música católica.
Sabemos que a formação é uma das colunas da nossa caminhada cristã. No universo da música católica a formação deve estar aliada à espiritualidade e técnica, para que possamos, pela graça do Espírito Santo, contribuir de forma eficaz com a evangelização dos homens.

Este é o intuito deste projeto. Ofertar ao músico católico um subsídio de formação. Um dos diferenciais de nosso projeto é que as formações seram escritas e enviadas pelos próprios músicos.
Já temos muito irmãos contribuindo com este projeto e quinzenalmente teremos mais novidades aqui nesta página.

Outra grande alegria será poder divulgar o trabalho das novas expressões da música católica. Este espaço também será uma forma de tornar conhecida a beleza de nossa música e os frutos que ela tem gerado no interior da nossa Igreja.

Sejam bem-vindos todos os músicos e todos aqueles que intercedem, curtem, compartilham e amam a música católica. Contamos com vocês nesta caminhada.

Deus os abençoe!

Fabiano, Marta e Tobias

E dando início a nossa página temos a gratidão de partilhar com vocês uma entrevista que nos foi concedida pelo nosso querido irmão Danilo Lopes (Vocalista e baterista da Banda Ceremonya). Ele está conosco neste projeto e falará para nós acerca do Rock Católico.

Um pouco sobre nosso irmão Danilo Lopes.

Nascido em 13/06/69, em Guiricema-MG, Danilo começou a tocar bateria influenciado por bandas de rock das décadas de setenta e oitenta, com cerca de quinze anos de idade. Sua primeira banda chamava-se TERCEIRO RËICH, nos anos de 86 e 87, tendo se apresentado nas cidades de Cubatão e Santos, além de clubes, bares, etc. Começou a atuar como vocalista, na banda AMAZING GIGS, no ano de 94, interpretando os grandes clássicos do Hard Rock e Heavy Metal dos anos setenta e oitenta. Em março de 1996, passa a integrar a banda REFÚGIO que, a partir de sua entrada, muda o nome para ETERNA.
Em março de 2003, Danilo deixa a banda ETERNA. Após sua saída, ele assume ainda mais sua missão de pregador católico, viajando por várias regiões do Brasil, pregando retiros, ministrando palestras e testemunhos para pessoas de diversas faixas etárias, Em junho de 2004, inicia os shows com o CEREMONYA que em dezembro de 2006, lança o primeiro CD (todo em português) “Sacramento da Cura”. Em dezembro de 2004, Danilo passa a integrar a banda que acompanha o Padre Marcelo Rossi, e ainda atua como professor de bateria e canto desde 1995. 

ENTREVISTA

FRONTSTAGE: Qual a importância do rock da evangelização?
Danilo Lopes: Segundo Roger Haight, a inculturação é tratada como a encarnação da fé e da vida cristãs no âmbito da diversidade de experiências humanas codificadas nas linguagens, idéias, valores e padrões de comportamento que constituem uma cultura ou subcultura. [...] Inculturação não significa acomodar a mensagem evangélica à cultura humana, e sim permitir que a substância do Evangelho assuma a forma de uma cultura local. Inculturar o Evangelho significa permitir que a Palavra de Deus exerça um poder no interior da vida das pessoas sem, ao mesmo tempo, impor fatores culturais alheios que dificultem a verdadeira recepção dessa Palavra. 
Fonte: www.paulinas.org.br
Desde já, podemos afirmar que o rock na igreja é uma espécie de inculturação. E pelos frutos que vemos desde os tempos das primeiras banas cristãs, como REZ, Petra, Trouble, etc... passando pelas primeiras bandas católicas e evangélicas, como Oficina G3, Cristoatividade, Rosa de Saron, Fruto Sagrado, Resgate, Eterna, Yahweh, etc... até os dias de hoje, com inúmeros ministérios atuando pelo Brasil e pelo mundo, percebemos e atestamos que o Senhor vem investindo nestes ministérios dando-lhes amadurecimento, discernimento e comprometimento com a Palavra e Deus e seus fundamentos.

FRONTSTAGE: Para vc quais são hoje os desafios do rock como instrumento de evangelização?
Danilo Lopes: Manter vida de oração e obediência à Santa Igreja.

FRONTSTAGE: A música católica tem se desenvolvido e se expandido muito nestes últimos anos, principalmente com o investimento das gravadoras seculares em algumas bandas e cantores católicos. Quais os benefícios e desafios desta oportunidade?
Danilo Lopes: Os benefícios são enormes e pra lá de frutuosos. No evangelho de São marcos, lemos no capítulo 16, versículo 15: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura". Este "Ide" é levado a patamares altíssimos quando acontecesse a fusão de um artista católico com uma gravadora major, como é o caso do Pe. Marcelo Rossi, maior referência católica no meio secular de todos os tempos, seguido, por Pe. Fábio de Melo, Rosa de Saron, Adoração e Vida, Celina Borges, Adriana Arides, etc... 
Em relação aos desafios, são os mesmos que experienciam os que ainda não tiveram esta oportunidade, somados às tentações de ceder à vontade do mundo e esquecer o foco principal, Jesus Cristo, em função às vezes, de imposição das empresas seculares de adaptar a mensagem do Evangelho genuíno ao que o mundo deseja. Mas, independentemente disso, os benefícios trazidos à Igreja do Senhor Jesus são incontáveis. Louvado seja o Nosso Deus por esta abertura que a música católica tem tido nestes contratos. Aleluia!!!! Glória a Deus!!! Temos todos a obrigação de agradecer a Deus por estas oportunidades e orar pelos nossos irmãos missionários padres, religiosos e leigos que estão vivendo esta experiência.

FRONTSTAGE: Qual a postura do músico católico que evangeliza através do rock com relação as roupas, gestos, símbolos, etc.
Danilo Lopes: Cara, quando se fala de inculturação, tudo pode ser muito delicado ou não, dependendo do discernimento de cada um e do público alvo a ser atingido pelo ministério. Quanto às roupas, creio que o ideal é buscar um equilíbrio suficiente para que não caiamos em contradição com a pregação da Palavra. Deixo esta resposta para São paulo: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas não me deixarei escravizar por coisa alguma.” (1Cor, 6-12). 
Em relação aos gestos e símbolos, já é um pouco mais complicado, pois alguns são diretamente ligados aos pensamentos e filosofias da nova era e adoração satânica.

FRONTSTAGE: Percebemos também uma grande abertura por parte da Igreja, dos padres e comunidade ao estilo do rock e aos músicos que trilham este caminho. Ao que você atribui esta aceitação?
Danilo Lopes: À inculturação soprada pelo Espírito Santo no século passado. Vale citar aqui a vida da Beata Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo (1835-1914), que em suas cartas ao Papa Leão XXIII alertava, sob inspiração divina, sobre a necessidade da devoção dos cristãos ao Espírito Santo. E isso era profecia pura, já que o século seguinte, foi para a Igreja Cristã como um todo, o Século do Espírito Santo. Oh!! Glória!!!! Vivemos uma continuidade do Cenáculo histórico da Igreja Nascente!!!

FRONTSTAGE: Uma mensagem para os músicos que já estão na estrada e para aqueles que sentem no coração o chamado a evangelizar através da música. De forma especial através do rock.
Danilo Lopes: Reze, ame e reze!!! Jesus diz em Lc 9, 23-24: "Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque, quem quiser salvar a sua vida, irá perdê-la: mas quem sacrificar a sua vida por mim, irá salvá-la." 
De resto, estude música e especialize-se no estilo que deseja praticar.

FRONTSTAGE: Fale um pouco sobre a trajetória do Ceremonya neste contexto de desafios e bençãos em evangelizar através do rock.
Danilo Lopes: O Ceremonya na realidade é uma continuidade de meu chamado desde o Eterna. Começamos em 2004, tocando metal pesado em inglês e o Senhor nos mostrou em seguida o caminho do rock em português, um pouco mais diversificado. Agradeço ao Senhor por grandes músicos e servos de Deus que passaram por aqui desde o nascimento de nosso ministério, como Gustavo Carmo, Demian Tiguez,  Francis Botene, Juninho Damaceno, Diego Padovan, Thiago Melo e Marcelo Fleming. Lançamos até o momento dois CDs. O primeiro foi "Sacramento da Cura" em 2007 e o segundo "Ceremonya" em 2010, além das participações nos CDs e  DVDs ao vivo: "Um só coração" em comemoração de 15 anos da gravadora Codimuc e "Uma História em Canções", em comemoração aos 50 anos de nossa gravadora atual Paulinas Comep.
Atualmente a formação do Ceremonya é: Irineu Frade (Vocais), Danilo Lopes (Bateria e Vocais), Nei Medeiros (Teclados), Gustavo Dübbern (Guitarras e Violões) e Régis Costa (Baixo). 

Saiba mais sobre a Banda Ceremonya acessando:
Twitter: @ceremonya
Facebook: Ceremonya
Orkut: Ceremonya Oficial
Site: Ceremonya.net
E-mail: shows@ceremonya.net
YouTube: missaoceremonya
My Space: ceremonyanet
Contato: (11) 6133.33.73 (OI) - (11) 6433.07.75 (TIM)

FRONTSTAGE: Deus o abençoe e estamos imensamente gratos a Deus por poder contar com sua ajuda e sua intercessão por este projeto que, acredito, será de grande contribuição para a nossa missão de evangelizar através da música.
Danilo Lopes:  Amém, irmão!!! Contamos com as orações de todos e que o Senhor Jesus seja glorificado por nossas vidas e chamados!!!!
Deus os abençoe!

Danilo Lopes esteve em Fortaleza para pregar no Retiro Músicos Restaurados e também no Fort Fé 2012.

Confira como foi o Retiro Músicos Restaurados acessando:

Confira a Banda Ceremonya no Fort Fé 2012.






Vídeo da Banda Ceremonya cantando a música "Na língua do anjos" no Fort Fé 2012

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias