ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Veja como votou cada ministro sobre o aborto


Caros irmãos (ãs),

Veja abaixo como foi a intervenção e o voto de cada um dos ministros que hoje votaram o Projeto que descriminaliza o aborto de crianças anencéfalas.
A votação se encerrou hoje às 18:28h e retornará amanhã à partir das 14:00h.
Lembrando que hoje, 6 ministros votaram, restando 4 ministros para votarem amanhã.

Rezemos e defendamos a vida. Nossas palavras e atitudes tem peso de eternidade.

Confiram:

Marco Aurélio Mello, relator
VOTOU A FAVOR DO ABORTO DE ANENCÉFALOS

"Aborto é crime contra a vida. Tutela-se a vida em potencial. No caso do anencéfalo, não existe vida possível. O feto anencéfalo é biologicamente vivo, por ser formado por células vivas, e juridicamente morto, não gozando de proteção estatal. [...] O anencéfalo jamais se tornará uma pessoa. Em síntese, não se cuida de vida em potencial, mas de morte segura. Anencefalia é incompatível com a vida."

"Concepções religiosas não podem guiar as decisões estatais devendo ficar circunscritas à esfera privada. [...] A crença religiosa ou a ausência dela serve principalmente para ditar a vida privada do indivíduo que a possui. Paixões religiosas de toda a ordem hão de ser colocadas a parte das decisões do estado."

"Não cabe impor às mulheres o sentimento de mera incubadora, ou melhor, caixões ambulantes."


Rosa Weber
VOTOU A FAVOR DO ABORTO DE ANENCÉFALOS

"Só é ser humano vivo, para os fins do direito, o organismo que possa vir a desenvolver capacidades mínimas intrínsecas ao ser humano."

"Anencefalia não é compatível com essas características que consubstanciam a ideia de vida para o direito. Esta é a vida que o direito garante."


Joaquim Barbosa
VOTOU A FAVOR DO ABORTO DE ANENCÉFALOS

Obs. O ministro não apresentou seu voto no julgamento porque precisou deixar a sessão e apenas pediu a juntada de seu voto aos autos.


Luiz Fiux
VOTOU A FAVOR DO ABORTO DE ANENCÉFALOS

"Um bebê anencéfalo é geralmente cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor. Apesar de que alguns indivíduos com anencefalia possam viver por minutos, a falta de um cérebro descarta complementamente qualquer possibilidade de haver consciência."

"É tão justo admitir que a mulher aguarde nove meses para que dê a luz ao feto anencefálico e também representa a Justiça não se permitir que uma mulher que padece dessa tragédia de assistir durante nove meses a missa de sétimo dia do seu filho seja criminalizada e colocada no tribunal de júri como se fosse a praticante de um crime contra a vida."



Carmen Lúcia
VOTOU A FAVOR DO ABORTO DE ANENCÉFALOS

"Estamos deliberando sobre a possibilidade jurídica de um médico ajudar uma pessoa que esteja grávida de feto anencéfalo de ter a liberdade, de seguir o que achar o melhor caminho, seja continuando ou não com esta gravidez. [...] O útero é o primeiro berço do ser humano. Quando o berço se transforma em um pequeno esquife a vida se entorta. Talvez este seja o dado que mais toca a dignidade do ser humano."

"Não é escolha fácil. É escolha trágica. Sempre é escolha do possível dentro de uma situação extremamente difícil. Por isso, acho que todas as opções são de dor. Exatamente fundado na dignidade da vida neste caso acho que esta interrupção não é criminalizável"



Ricardo Lewandowisk
VOTOU CONTRA O ABORTO DE ANENCÉFALOS

"Não é lícito ao maior órgão judicante do país envergar as vestes de legislador criando normas legais. [...] Não é dado aos integrantes do Poder Judiciário promover inovações no ordenamento normativo como se parlamentares eleitos fossem."

O ministro afirmou que uma decisão a favor da legalização do aborto de fetos sem cérebro faria o país retroceder aos tempos como a Idade Média, em que "crianças fracas" eram sacrificadas.

Fonte:G1
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias