ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida


Segundo informou hoje o portal oficial da CNBB, teve início nesta quarta, 18 de abril, a 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida (SP). O tema central da reunião será "A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja".  Cerca de 350 bispos estão presentes no encontro que se realiza nas dependências do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, construído perto do Santuário Nacional de Aparecida.

A Santa Missa no marco da inauguração da Assembléia foi realizada no Santuário Nacional de Aparecida e presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, a celebração contou com a participação de mais de 300 bispos que participam no encontro jubilar da Conferência.

Em sua homilia, Dom Damasceno destacou as comemorações especiais recordadas nesse evento: 60 anos da CNBB, no próximo dia 14 de outubro; jubileu do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II e os 20 anos da promulgação do catecismo da Igreja Católica. O Cardeal lembrou ainda o “Ano da Fé”e o Sínodo dos Bispos que terão início no próximo mês de outubro.

“O Tempo Litúrgico da Páscoa é o pano de fundo da realização da 50ª Assembleia”, lembrou o arcebispo, que afirmou também o tema geral “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja” vai nortear os trabalhos e a reflexão dos prelados. “É pela fé que se participa da vida de Jesus”, disse dom Damasceno aos bispos e demais participantes na missa de hoje.

Segundo recorda a CNBB, a Assembleia terá dois momentos de solenidade. 
O primeiro, na quinta-feira, na sessão das 18 horas, será feita uma homenagem ao jubileu de 50 assembleias gerais realizadas pelo episcopado brasileiro. O segundo será realizado na última sessão da próxima segunda-feira, 23 de abril, também é às 18 horas, e será dedicada ao jubileu de 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II.

O Cardeal Damasceno pediu ainda que todos dirijam as preces a Deus para que o Espírito conduza a assembleia geral dos bispos. O purpurado saudou também o aniversário de 85 anos do Papa Bento XVI (comemorado no último dia 16) e lembrou também da celebração do 7º ano do seu pontificado que será celebrado no dia 24 de abril.

No penúltimo dia, informou a CNBB, os bispos serão informados sobre um evento que mobiliza o Brasil e o contará com a presença do Papa Bento XVI: a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no final de julho de 2013. Uma comissão especialmente convocada pela Conferência e a arquidiocese do Rio de Janeiro onde será realizada a JMJ falarão aos bispos sobre o desenvolvimento da preparação do evento.

Hoje no Brasil hoje há 458 bispos, sendo que 298 deles são bispos na ativa, 160 são eméritos. O Brasil tem ainda 10 cardeais; 75 arcebispos (31 eméritos) e 373 bispos (121 eméritos).

Alguns momentos da Assembléia da CNBB serão transmitidos pela Rede Aparecida de Televisão. Para saber quais serão estes momentos confira o link:


Confira quais eventos serão transmitidos pela TV Aparecida:


De 18 a 26 - Missa da 50ª Assembleia Geral da CNBB às 7h30.
De 18 a 26 – Bem Vindo Romeiro especial no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida.
De 18 a 26  - Cobertura ao vivo com links direto do evento durante toda a programação, a partir das 8h45.
Dia 18 – Abertura da 50ª Assembleia Geral da CNBB às 8h45.
Dias 18, 19, 23, 24 e 25 – Programa Igreja em Comunhão, produzido pela TV Aparecida, recebe vários bispos, para um debate, cada dia sobre um tema relacionado à igreja, às 19h15.
Dia 20 – Entrega do Prêmio de Comunicação da CNBB, às 20h30.
Dia 26 – Encerramento da 50ª Assembleia Geral da CNBB, às 10h15.

Fonte: ACI DIGITAL
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias