ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Vaticano lança concurso internacional de música sacra

O Pontifício Conselho para a Cultura lançou na última semana um concurso internacional de música sacra, “sem qualquer limitação para os compositores”, que tem como tema um dos textos-chave da tradição cristã “O Símbolo dos apóstolos”, comentado por Joseph Ratzinger em seu livro “Introdução ao Cristianismo”.

De acordo com o Presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Gianfranco Ravasi, “o concurso tem o objetivo de promover o encontro entre a música contemporânea, com sua nova gramática, e o sagrado, que tem regras, textos e temas próprios”. O desafio do contemporâneo também foi destacado pelo maestro da Capela Sistina, monsenhor Massimo Palombella, que participará do júri: “Precisamos conversar com o homem de hoje em todos os campos, mas principalmente no da arte”, disse.

As inscrições devem ser enviadas até o dia 20 de julho, e as músicas devem ter no máximo 15 minutos, obrigatoriamente. A expectativa do Pontifício Conselho é de que as músicas tragam uma contribuição para o Ano da Fé, que tem início em outubro deste ano.

Para participar, os interessados devem preencher um cadastro e, em seguida, seguir algumas orientações divulgadas no site oficial do concurso:  www.concorsomusicasacra.com

O tema das composições é o "Credo Apostólico", não o niceno-constantinopolitano mas o mais antigo que foi feito pelos apóstolos e que tem uma especial abertura ecumênica.

"Oferece a possibilidade de uma retranscrição muito sóbria, solene, como é a linguagem típica da liturgia, mas também do concerto, se se deseja, para a música sacra já que é um texto sacro. E sobretudo, pode ser também ecumênico porque não tem um problema de tipo teológico, o problema de 'filioque', o Espírito Santo que provém do Pai e do Filho, que não é reconhecido pela Ortodoxia, isto é, pelas igrejas ortodoxas. Portanto, se a um musicista do oriente cristão interessar fazer uma música deste texto, teremos a possibilidade de propor-lhe também a um público diferente, como aquele das Igrejas ortodoxas", explicou o cardeal Ravasi.

O prêmio para a composição será um reconhecimento de público e crítica, conferido por um júri internacional presidido pelo compositor Giya Kancheli. A obra vencedora, cujo autor receberá um prêmio em dinheiro de 5 mil euros, será publicada por Edizioni Musicali RAI Trade.

A cerimônia de premiação será realizada com um concerto dos três finalistas em 14 de setembro em Perugia, Itália, durante o 67º Festival de Música Sacra, dedicado ao tema “Anjos e Demônios”.

Fonte: Canção Nova
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias