ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Papa encerra retiro espiritual com profundo agradecimento a Deus


O Papa Bento XVI participou na manhã deste sábado, 3, da última meditação dos exercícios espirituais da Quaresma, que se realizaram ao longo de toda a semana. Ao final deste retiro quaresmal, o Papa dirigiu algumas palavras de agradecimento ao Cardeal congolês Laurent Monsengwo Pasinya, que este ano foi o autor das meditações, que tiveram como tema a comunhão com Deus.

"Obrigado, Eminência, em nome de todos, pela guia que nos doou nesses Exercícios Espirituais. O senhor nos guiou, como dizer, no grande jardim da Primeira Carta de S. João e assim em toda a Escritura, com grande competência exegética e com experiência espiritual e pastoral. Guiou sempre com o olhar dirigido a Deus, e justamente com este olhar a Deus, aprendemos o amor, a fé que cria comunhão. E o senhor temperou essas suas meditações com belas histórias, principalmente de sua querida terra africana, que nos deram alegria e nos ajudaram".

Bento XVI disse que ficou particularmente impressionado com a história que o Cardeal contou de um amigo seu, que, em coma, tinha a impressão de estar num túnel escuro, mas no final via um pouco de luz e, sobretudo, ouvia uma bela música.

"Parece-me que esta possa ser uma parábola da nossa vida: muitas vezes nos encontramos num túnel escuro em plena noite, mas pela fé, no final, vemos luz e ouvimos um bela música, percebemos a beleza de Deus, do céu e da terra, de Deus criador e da criatura, e assim nossa salvação é objeto de esperança (cfr Rm 8,24)”.

Além das palavras pronunciadas de maneira improvisada, Bento XVI entregou uma carta de agradecimento ao Arcebispo de Kinshasa. Em um dos trechos da mensagem, o Papa destacou que as reflexões permitiram um profundo reconhecimento por Deus.

"Comentando alguns trechos da Primeira Carta de S. João, o senhor nos guiou num itinerário de redescobrimento do mistério de comunhão em que fomos inseridos a partir do nosso Batismo. Graças a este percurso, o silêncio e a oração desses dias, de modo especial a adoração eucarística, foram repletos de profundo reconhecimento por Deus, pelo “grande amor” (1 Jo 3,1) que nos deu e com o qual nos uniu a Si numa relação filial, que constitui a nossa mais profunda realidade".
A partir deste domingo, 4, com o a oração mariana do Angelus, o Papa retoma sua habitual agenda de encontros e audiências. (BF)

CONFIRA OS TEMAS MEDITADOS PELO SANTO PADRE NO RETIRO



COMUNHÃO E VIDA

É o fio espiritual da comunhão com Deus, desenvolvido na primeira Carta de São João foi a base da primeira meditação conduzida, no domingo, 26, Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa, no Congo.

O a
rcebispo africano é quem conduz os exercícios espirituais da Quaresma onde participa o Papa Bento XV e toda Cúria Romana. O retiro começou no fim da tarde do domingo, na Capela Redemptoris Mater, no Palácio Apostólico.

Os exercícios espirituais seguem até este sábado, 3, sobre o tema central "A comunhão do cristão com Deus", inspirado na passagem do Evangelho de João, “e a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo” (1,3). No domingo, o título da meditação foi “Comunhão e vida”.



RUPTURA COM DEUS DENTRO DA IGREJA

Na manhã desta quarta-feira, 29, a meditação do Papa Bento XVI e da Cúria Romana foi dedicada ao tema da ruptura da comunhão com Deus, especialmente no interior da Igreja.

O
autor da meditação, o Arcebispo de Kinshasa, Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, propôs a Bento XVI e aos membros da Cúria Romana, reunidos na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, duas reflexões intituladas “O amor do mundo” e “Os anticristos ou a falta de fé em Jesus, o Cristo”.

Na tarde desta quarta-feira, a meditação do programa é intitulada “O pecado do sacerdote”. As meditações são inspiradas na primeira Carta de São João.

Os exercícios espirituais seguem até este sábado, 3, sobre o tema central "A comunhão do cristão com Deus". Devido ao retiro, a Catequese do Papa desta quarta-feira foi suspensa
.



AMOR DE DEUS

O quarto dia de exercícios espirituais para a Quaresma, no Vaticano, tratou do tema "Deus é amor". O autor das meditações, o cardeal arcebispo de Kinshasa, Laurent Monsengwo Pasinya, propôs duas reflexões nesta quinta-feira, 01, a Bento xvi e aos membros da Curia Romana reunidos na Capela Redemptoris Mater do Palácio apostólico.

A primeira foi sobre o binômio "Penitência e Reconciliação" e a segunda sobre o "Amor aos irmãos". À tarde, a terceira meditação prevista no programa trouxe o título "A Virgem "Maria, mãe dos fiéis, modelo de comunhão com o Pai e o Filho".

Bento XVI iniciou o seu retiro quaresmal no último domingo, 26, o qual terminará no próximo sábado, dia 3 de março. A partir da semana que vem, o Papa retoma suas audiências privadas e catequeses que haviam sido suspensas por causa do retiro.



POBREZA, CASTIDADE E OBEDIÊNCIA

Concluem-se amanhã, 03, os exercícios espirituais de Quaresma que se realizam no Vaticano, os quais iniciaram-se no último domingo, 26. Na manhã desta sexta-feira, 02, o autor das meditações, o cardel arcebispo de Kinshasa, Dom Laurent Monsengwo Pasiny, propôs ao Papa Bento XVI e aos membros da Cúria Romana uma reflexão sobre a pobreza, castidade e obediência e sobre o tema da oração. A meditação que acontecerà nesta tarde, se concentrará sobre o Espírito Santo.

Os exercícios espirituais terminarão com as laudes e uma pequena meditação matutina que se realizará amanhã, 03, a partir das 9h

Após a conclusão dos tradicionais exercícios espirituais, começará a série de quatro pregações proferidas pelo pregador da casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa a cada sexta-feira da Quaresma. O frei realizará seu primeiro discurso no próximo dia 9 de março.

Fonte: Canção Nova
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias