ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Logomarca da Banda Rosa de Saron - Espiritualidade e beleza


Caros irmãos (ãs),

Nestes dias estava conferindo algumas informações sobre a Banda Rosa de Saron e entre tantas uma me chamou muita atenção e foi alvo de minha pesquisa, orações e profunda admiração.
A informação que me chamou a atenção foi sobre a logomarca da Banda Rosa de Saron.

Veja a informação que consta no link da página do  Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_de_Saron):

"A partir deste trabalho (Rosa de Saron Acústico e ao vivo - 2008), a banda Rosa de Saron adotou uma nova logo marca, substituíndo a famosa logo noventista, por uma mandala impactante. A mandala representa os quatro integrantes em torno da eucaristía, estampada em todos os cantos do grande cenário do DVD."

Esta informação me chamou muita atenção pois às vezes não voltamos nosso olhar para os detalhes e são estes que detém o entendimento necessário para vislumbramos, entendermos e aprofundarmos o sentido da missão daqueles que os utilizam.

No caso da Banda Rosa de Saron não é diferente. Pelo contrário, torna-se ainda mais importante e especial o sentido de tudo, pela proposta de anunciar Jesus Cristo através do rock, da fé e da poesia.

Estes dia tomei a logomarca e busquei o entendimento da mesma de forma mais profunda. Lembro aqui, que esta não é a definição oficial da Banda Rosa de Saron e sim o entendimento que nós como admiradores e intercessores da banda tivemos a partir da informação que obtivemos.

Vamos lá:
A informação do Wikipedia nos fala da mudança da logomarca que aconteceu à partir do Rosa de Saron acústico e ao vivo em 2008. Até então a logomarca da Banda era a seguinte:


A partir daí o Rosa de Saron começou a usar uma nova logomarca que segundo a informação representa os quatro integrantes em torno da eucaristía.
Ao contemplar a logomarca a partir desta informação entendemos o seguinte:


O entendimento dos quatro integrantes em torno da Eucarístia, ali representada pelo círculo menor é um dos mais belos da logomarca.
Retrata de onde nasce a missão de cada um de nós, de onde ela retira o necessário para caminhar e o lugar onde ela deve nos levar.
A eucarístia como centro da vida cristã, como centro da música que cantamos, eis o sentido.

Interessante que a gravura que retrata os integrantes nos remete a dois entendimentos que se unem em uma única ação:

Ao contemplar esta gravura podemos entender que represente uma postura de estar de joelhos e ao mesmo tempo uma postura de braços erguidos em louvor. Ambas são posturas próprias daqueles que reconhecem e buscam em Deus o seu auxílio, que depositam em Deus sua confiança e sabem que Deus é o Grande Artista que compartilha sua centelha criadora, nos tornando artíficies com Ele da sua graça no coração do homem.
O ajoelhar-se representa o estar diante de Deus para ouvi-lo, para silenciar (algo tão importante na vida do músico), para como discípulo, reclinar sua cabeça no peito do Mestre e escutar suas palavras.
Os braços erguidos em louvor, nos remete a alegria de sermos de Deus, de sermos escolhidos, de elevarmos a ele a melodia de nossa vida, pois a Ele deve ser dado todo o louvor.

Outro parte da logomarca são os círculos que estão ao redor das figuras centrais.
Estes círculos representam o amor de Deus que emana da Eucarístia, que passa pelos integrantes da banda, pois percebemos que a disposição deles revela uma atitude de projeção (quando jogamos uma pedra na água ela gera ondas). Então este Amor que brota da Eucarístia, atinge os que dela se acercam e estes passam a ser com Cristo, por Cristo e em Cristo propagadores deste mesmo Amor.
Também podemos perceber que a simetria da logomarca revela uma Cruz


Me recordava aqui das palavras do Padre Zezinho no dia da gravação do DVD Acústico, que lembrava a todos que para o cristão não existe sentido na vitória sem a cruz, endossando assim toda a trajetória desse DVD.
Essa colocação do Rogério Feltrin no livro Rock, Fé e Poesia, resume e norteia todo o entendimento da cruz na logomarca.

Enfim, pudemos perceber que por trás de uma bela logomarca, reside um profundo sentido cristão e espiritual, que nos faz mergulhar ainda mais no mistério de Cristo que através da música entoada pela Banda Rosa de Saron insiste em alcançar o coração do homem.

Bendito seja Deus pela banda Rosa de Saron. Bendito seja Deus pela criatividade e sabedoria que nas entrelinhas e na poesia nos permite encontrar um Deus real e amoroso, que nos ama e que nos faz entender toda poesia.

Deus os abençoe!

Fabiano, Marta e Tobias
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias