ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Codimuc fará concurso para produzir 3º CD Bote Fé


A gravadora CODIMUC já começou a planejar a produção do terceiro volume do CD Bote Fé. O repertório do novo álbum deve ser formado a partir de um concurso. O objetivo é dar oportunidade a novos compositores, músicos e intérpretes de todo o Brasil de participar do projeto.

Segundo o diretor-presidente da CODIMUC, Eraldo Mattos, essa experiência tem tudo para ser muito valiosa. O concurso deve incentivar os ministérios de música de todo o país a produzir novas canções e apresentar novos talentos da música católica.
Coordenado pelo Pe. Sávio Ribeiro, assessor do Setor Juventude da CNBB, o projeto Bote Fé tem como objetivo preparar os jovens brasileiros para a Jornada Mundial da Juventude
(JMJ), que acontece em 2013 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O primeiro CD do projeto, que teve como tema central a Cruz, foi produzido pela gravadora Paulinas/Comep. O segundo disco, com repertório formado pelos hinos de todas as jornadas dos anos anteriores, ficou sob responsabilidade da gravadora Canção Nova e deve ser lançado nos próximos meses. Já o terceiro álbum, cujo repertório terá apenas músicas inéditas, ficou sob responsabilidade da CODIMUC.
Em entrevista ao jornalismo da CODIMUC, Eraldo falou sobre o projeto e a importância dele para o desenvolvimento da arte católica no país.

- A CODIMUC sempre teve a inovação como uma de suas características. O que esse 3º volume do Bote Fé deve trazer de diferente em relação aos outros?
Eraldo Mattos – Bom, quando o Pe. Sávio (Ribeiro) trouxe a proposta de gravar três CDs com três gravadoras católicas, eu fiquei meio desanimado com a idéia dele. Eu via como uma maneira muito impulsiva ainda das coisas se unirem naquela fase. Mas era o momento certo e eu soube reconhecer isso. Então sugeri o nome do Pe. Joãozinho para intermediar as gravações. De fato ele assumiu o projeto e o Bote Fé em CD está sendo um sucesso.
A primeira idéia que tivemos foi convidar os grandes compositores da música católica para fazerem as músicas desse disco. Porém, como a gente tem o hábito de ousar um pouco mais, aqui na CODIMUC, eu achei que era a oportunidade de dar chance a outros talentos da música católica. Aprendi isso com o Pe. Zezinho e ponho em prática aqui.
Nós queremos abrir um tipo de festival. A idéia é que a gente consiga ousar ainda mais nesse projeto. Nós vamos receber músicas de todo o Brasil e criar critérios para selecionar as melhores. Vamos tentar fazer com que as canções desse CD nasçam do seio da juventude. Não queremos que seja um CD em que os compositores dizem o que eles acham que a juventude pensa, mas sim que a própria juventude cante o que pensa, o que espera, o que sente a respeito dos temas da Jornada. Nós vamos dar alguns subsídios para nortear o pessoal com as músicas, mas já fica aí o que seria de diferente: um CD com novos compositores. Os antigos, se quiserem, também vão poder enviar suas músicas.

- Como vai funcionar o concurso?
Eraldo Mattos -
Nós não fechamos ainda a maneira como vamos fazer. Em suma, será um sistema convencional de festival. As pessoas mandam suas músicas, áudio e letra e passam por avaliações. Estamos preparando algumas novidades para o modo como os participantes vão ser avaliados, mas ainda não podemos falar, é surpresa (risos). Em breve divulgaremos tudo isso aqui no site da CODIMUC.
Mas a idéia é justamente fazer um CD com músicas que nascem do povo, uma coisa que nasce da própria juventude.

- Qual a importância de um projeto como esse?
Eraldo Mattos -
A importância é de poder dar espaço a novos talentos, a muita gente que não tinha chance de mostrar suas músicas. Temos muitos compositores espalhados pelo Brasil. Eu mesmo recebo muitas músicas e confesso, de coração, que não consigo ouvir todas que chegam. E é importante também essa abertura porque não é somente um CD da CODIMUC, o projeto tem a marca, o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Então é a possibilidade também de abrir um canal para que esses novos compositores se animem em participar também das Campanhas da Fraternidade e de outras iniciativas da CNBB.

- Qual a sua expectativa em torno da JMJ no Brasil?
Eraldo Mattos -
A melhor possível. Eu tenho falado, nos shows do Anjos de Resgate, que a JMJ no Brasil é a chance da gente mudar o país. Nós vamos ter quase dois anos de preparação. Vejo que a juventude do Brasil vai poder assumir algo novo, vai ser um novo ar para a Igreja do Brasil. Acredito que os jovens vão poder se reciclar muito, principalmente a partir da convivência com jovens católicos do mundo inteiro. Acho que os jovens do mundo todo vão se sentir encorajados a lutar, vendo a Igreja jovem do Brasil, porque a gente é a gente faz acontecer muita coisa, mas nós temos potencial para fazer muito mais. A juventude católica do Brasil tem a chance de fazer muito mais e a gente tem que aproveitar essa oportunidade e botar para quebrar.

Font: CODIMUC
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias