ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

O advento da fé


Caros irmãos,

Convido-os neste advento a renovar a fé que nos move.

Recordemos a música do Rosa de Saron que diz: “Onde está minha fé e o que ela me dava? Sem perder a razão ela me transformava!

A fé é a chama que nos mantem vivos, equilibrados e perseverantes no caminho de Deus. Sem a fé não existe esperança e inexiste a caridade. Enfim, definha-se a vida por completo. E este alerta é enfático para o tempo que se chama “hoje”.

De forma especial, neste advento, em que nosso coração é motivado a renovar a esperança, a fé, a caridade, procuremos de maneira concreta a renovação destas virtudes. De maneira especial procuremos renovar a nossa fé, pois a partir da fé será gerada em nós a esperança. A esperança que não decepciona, a esperança que é fundamentada na certeza da eternidade que vem até nós pelo nascimento de Jesus menino, que se fez filho do homem para que nos tornássemos filhos de Deus.

Devemos cantar neste advento o cântico da fé. Em todos os dias e a qualquer momento, esta deve ser a nossa livre obrigação. Não é um dever, é gratidão, é livre escolha na certeza de que fomos escolhidos primeiro, que Deus nos amou primeiro e que ele renova esta certeza todos os dias e de modo especial neste advento ele nos aproxima desta realidade, nos faz participantes e nos envolve também no mistério da salvação. Mas tudo isso só é possível pelos olhos da fé.

Recordemos de algumas passagens do evangelho que retratam a fé: O leproso do Evangelho de Lc 5, 12-16. Para o leproso aquele era “o dia”. Ele teve muitos outros, poderia ter mais quem sabe, mas aquele dia era o dia da graça, era o dia que ele tinha para viver. E ele manteve viva a sua fé, que o permitiu ir além das barreiras espirituais, morais e físicas que o prendiam. Ele foi além: “Se quiseres podes curar-me.” E Jesus, percebendo sua fé, respondeu-lhe: “Sê curado.”

Este é o tempo da graça para nós. Tempo em que Jesus nos convida a vigilância, a esperança e principalmente à fé. Tempo em que devo romper as cadeias e barreiras que nos impedem de ir até Cristo, de esperá-lo, de encontrá-lo, de deixá-lo nascer no nosso coração. Peçamos ao Senhor uma fé viva, uma fé nova, uma fé inflamada que nos permita alçar o livre vôo dos filhos de Deus e voar para muito mais além do que consigo enxergar e do que posso compreender.

Que este advento seja o advento na fé em nossas vidas e pela fé nossos olhos possam contemplar a salvação.

Deus os abençoe e um santo advento na fé!

Texto da nossa coluna no Portal Católicos Via Lumina

Fabiano, Marta e Tobias
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias