ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Castidade no Matrimônio - virtude que nos reconduz à unidade.


Meus queridos casais,

A castidade é um dom e somos chamados a vivê-la no matrimônio.
E aqui inicio falando ao jovens: os jovens casais de namorados também são chamados a terem um namoro casto, pois se o meu namoro é casto, meu matrimônio também será. Se vivo bem o meu namoro também vou viver bem meu matrimônio.

Os cônjuges devem se olhar com pureza no olhar, sabendo que antes de qualquer coisa  aquele corpo é templo de Deus, templo onde habita o Espírito Santo. Os dois devem buscar em tudo a vivência desta pureza que excede ao sentimento e ao puritanismo, mas reflete a gratuidade e esplendor do Amor de Deus derramado entre os cônjuges.

Você procura viver o seu matrimônio segundo a moral cristã? Ou você acha que por estar casado você pode tudo?
O fato do sexo ser belo e legítimo no casamento, não quer dizer que nele "vale tudo", como muitos pensam e infelizmente divulgam.
Não fomo criados para agir como animais irracionais, mas como homens e mulheres criados à imagem e semelhança de Deus.

A castidade para os casais consiste na integração correta da sexualidade na pessoa. Confira o que diz o Catecismo da Igreja Católica, 2337:

CIC 2337 – A castidade significa a integração correta da sexualidade na pessoa e, com isso, a unidade interior do homem em seu ser corporal e espiritual...A virtude da castidade comporta, portanto, a integridade da pessoa e a integralidade da doação.

O Catecismo diz que os cônjuges devem se unir castamente, pois a castidade é uma virtude que nos reconduz a unidade que perdemos quando nos dispersamos na multiplicidade de gêneros, de pecados, de vícios e dos apelos sexuais do mundo.
Todo batizado é chamado à castidade. A levar uma vida casta conforme o específico estado de vida ao qual é chamado.

Queridos casais, o casamento não é um meio de obtermos satisfações físicas. É antes de tudo um sacramento que visa uma missão dupla: fazer e ser feliz, gerar filhos de Deus, educando-os devidamente. E no âmago desta missão Deus deu o prazer sexual como um meio saudável de relacionamento intimo do casal, mas não como um fim absoluto sem o qual o casamento não pode existir.
Tenham então, todo o zelo e cuidado com aquilo que vocês fazem, pensam, assistem e jamais permitam que nada transformem a benção em maldição.

Saibam que o quarto do casal é o santuário onde os cônjuges se unem em um ato de amor conjugal e ali Deus se faz presente por excelência.
Lembrem-se sempre de que Deus os uniu como homem e mulher para serem um casal santo e a castidade fortalece cada vez mais este amor em ambos e os fazem perceber que é bom e agradável a Deus estarem unidos.

Deus os abençoe!

No amor de Deus,

Marta Ferreira Farias

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias