ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Santa Cecília, músico, música: Dons de Deus para nós!!!


“A mais bela obra de arte, a obra-prima do ser humano, é todo o seu ato de amor autêntico, do mais pequeno – no martírio diário – até ao sacrifício extremo. Que a própria vida se faça um canto: uma antecipação daquela sinfonia que cantaremos em conjunto no Paraíso”. (Papa Bento XVI citando o martírio de Santa Cecília.)

Caros músicos,

Que grande alegria podermos hoje celebrar o Dia do Músico e da Música em unidade com a Igreja e iluminados pelo testemunho de Santa Cecília, Padroeira dos músicos.
Neste dia tão sublime gostaria de ressaltar a grandeza e a importância do dom que vos foi ofertado por Deus em favor da evangelização e da construção do Reino de Deus.

Sois agraciados, por tomarem parte do mistério da criação de Deus. Deus em sua infinita bondade transmite uma centelha de seu poder criador aos músicos e os tornam participantes do seu mistério de amor, ao mesmo tempo que os impulsionam a anunciarem este Amor através da sua arte musical.
Este aspecto fundamental, os motivam a estarem cada vez mais empenhados em zelar, aperfeiçoar e santificar o dom que vos foi doado, pois a Igreja tem necessidade da música, como canal para transmissão da mensagem de Cristo e meio para a evangelização.
Estejam atentos à postura, à qualidade técnica e espiritual, aos valores explícitos ou intríncecos de vossas letras e acordes, à ousadia e criatividade na evangelização, à oração e escuta da Palavra de Deus, ao silêncio, aos sacramentos e ao cultivo da humildade e da disposição ao serviço, mas principalmente, estejam atentos a coerência a qual Deus os chama a viver.

Recordo-me aqui das palavras de Santo Agostinho: "Queres saber no cremos, vem ouvir o que cantamos."
Esta coerência de vida é o aspecto principal de nossa música. A letra e a melodia atestam mas o testemunho confirma. Como músicos somos vocacionados a sermos filhos de Deus antes de músicos, somos chamados primeiramente com a nossa vida a entoar um cântico de louvor, que como nos diz o Papa Bento XVI, deve ser uma antecipação daquela sinfonia que cantaremos em conjunto no Paraíso.
Assim como o palco para o músico deve ser uma terra de missão, a sua vida deve ser o palco principal para que a melodia da santidade, da caridade e da salvação seja entoada. Essa exigência é fundamento para que as pessoas possam através da música sentirem-se atraídas por Cristo, por uma vida nova e não simplesmente que sua experiência com Deus se esgote quando a música acabar. Devemos ser um "eco" vivo da nossa musicalidade.

Voltemos nosso olhar à "música viva" do testemunho de Santa Cecília, que não hesitou em dispôr-se ao martírio por amor a Deus e defesa de sua fé. Sua fé e coragem foram a melodia que a acompanharam desde a sua mais tenra infância, percorrendo seu casamento forçado com Valeriano que por força do testemunho de amor e entrega incondicional a Deus, conheceu a beleza de ser introduzido pelo batismo na comunidade cristã.
Em sua história contemplamos o momento em que enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo" dizendo: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.          "Cantantibus organis Caecilia Domino decantabat dicens..."

Assim foi também quando colocada diante da alternativa de se submeter aos deuses de Roma ou ser sacrificada, não hesitou em entregar-se ao martírio sendo submetida primeiro ao asfixiamento por gases e resistindo a este foi por três vezes supliciada pelo golpes do algoz que em vão tentou decepar-lhe a cabeça.
Não conseguindo ficou Cecília por três dias agonizando e neste tempo as pessoas que a vinham visitar e  presenciavam o modo sublime como aceitara tamanha provação, convertidos por tal exemplo à mesma fé, suplicavam a sua intercessão para que, na hora suprema, tivessem o mesmo valor e heroísmo por ela demonstrados, mesmo nas maiores angústias.

Cecília é para nós, músicos católicos, um "eco" vivo de um Deus amoroso e misericordioso que insiste em nos alcançar, que insiste em trazer ao nossos ouvidos e ao nosso coração a sua doce voz.
Recorramos à sua intercessão com redobrado ardor na certeza de que já está eternamente entoando os louvores celestes.
Aos músicos e á música católica, nossa gratidão. Fomos alcançados por Deus através de vossa musicalidade, evangelizamos com vossa música e cremos que estaremos unidos no Grande Concerto da Salvação.

Deus os abençoe!

Fabiano, Marta e Tobias
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias