ACESSE NOSSO NOVO SITE

ACESSE NOSSO NOVO SITE

Aprofundando com os padres da Igreja


Santo Agostinho: Quando se come a Cristo se come a vida (Sermão 132A)

Que palavras haveis ouvido da boca do Senhor que nos convida? Quem convida? A quem convidou e que lhes preparou? Foi o Senhor que convidou seus servos e preparou como alimento a si mesmo.
Quem se atreverá a comer a seu Senhor? Contudo, disse: Quem me come, vive por mim (Jo 6,58).
Quando se come a Cristo, se come a vida. Não se O dá morte ao comê-lo; ao contrário, Ele dá a vida aos mortos. Quando se O come, dá forças, porém Ele não míngua. Portanto irmãos, não temamos comer este pão por medo que se acabe e não encontremos, depois, o que tomar. Comamos a Cristo: ainda que comido, vive, posto que, havendo morrido, ressuscitou. Nem sequer o partimos em pedaços quando O comemos. Assim acontece, de fato, no sacramento.
Os fiéis sabem como comem a carne de Cristo: cada um recebe sua parte, razão pela qual a essa graça chamamos «partes». Come-O em porções, porém permanece todo inteiro no sacramento, come-O em porções, porém permanece íntegro no céu, integro em teu coração.
Íntegro estava junto ao Pai quando veio à Virgem; encheu-a, porém sem apartar-se dele. Vinha à carne para que os homens O comessem e, por sua vez, permanecia íntegro no Pai, para alimentar aos anjos. Para que o saibais, irmãos - os que já o sabeis e os que não o sabeis - deveis sabê-lo que quando Cristo se fez homem, o homem comeu o pão dos anjos (Sl 177, 25). Baseado no que, como, por qual caminho, por mérito de quem, por qual dignidade o homem ia comer o pão dos anjos, se não se houvesse feito homem, o criador dos anjos?
Comamos-lhe, pois, tranquilos; não se esgota o que comemos; comamo-lo, para não esgotar-nos nós. Em que consiste comer a Cristo? Não consiste só em comer seu Corpo no Sacramento, pois são muitos os que O recebem indignamente. Deles, disse o Apóstolo: Quem come o pão e bebe o cálice do Senhor indignamente, come e bebe sua condenação (1 Cor 11,29).
Porém, como há de ser comido, o Cristo? Como o mesmo o indica: “quem come minha carne e bebe meu sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). Assim, pois, se Ele permanece em mim, e eu nele; é então quando me come e me bebe. Quem, ao invés, não permanece em mim, nem eu nele, ainda que receba o Sacramento, o que consegue é um grande tormento. O que Ele disse: “Quem permanece em mim,” o repete em outro lugar: “Quem cumpre meus mandamentos, permanece em mim e eu nele” (1 Jo 3, 24).
Vede irmãos, que se vos separais do Corpo do Senhor, é de temer que morrais de fome. Ele mesmo disse: “Quem não come minha carne nem bebe meu sangue, não terá vida em si” (Jo 6,54). Se, pois, os separais até o ponto de não tomar o Corpo nem o Sangue do Senhor, é de temer que morrais; ao invés, se O recebeis e bebeis indignamente, é de temer que comais e bebais vossa condenação.
Se vos achais em grandes penúrias; vivei bem, e essas penúrias se dilatarão. Não vos prometais vida, se viveis mal; o homem se engana quando promete a si mesmo o que não vos promete Deus.
Mau testemunho promete a si mesmo o que a verdade vos nega. Diz a Verdade: «Se viveis mal, morrereis para sempre», e dizes tu: «Viverei agora mal, porém viverei para sempre com Cristo»?
Como é possível que negue a Verdade e digas, tu, verdade? Todo homem é mentiroso (Sl 115,11).
Assim, não podeis viver bem se Ele não vos ajuda, se Ele não vos outorga, se Ele não vos concede.
Orai e comei dele. Orai e vos livrareis dessas penúrias. Fazendo o bem e vivendo bem, Ele vos encherá. Examinai vossa consciência. Vossa boca se encherá de louvor e gozo de Deus e, libertos de
tão grandes limites, direis: “Alargais o caminho aos meus passos para meus pés não resvalarem” (Sl 17,37).
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 FabianoMartaTobias